Em dois dias, DMLU recolhe 35 toneladas de lixo eleitoral em Porto Alegre

Destino do lixo será a estação de transbordo da Lomba do Pinheiro
Foto: Évelin Argenta / Rádio Gaúcha

07/10/2014

Apesar de ser composto por plástico e papel, material não pode ser reciclado

Entre 22h de sábado (4) e 1h desta segunda (6) o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre recolheu 35 toneladas de lixo eleitoral das ruas da cidade. Ao todo, contando desde o dia 24 de setembro, a prefeitura recolheu 45 toneladas de material de campanha.

O resíduo é composto basicamente de papel dos santinhos, de plástico e madeira, usados na confecção dos cavaletes. Mesmo considerado com alto potencial de reciclagem, os santinhos não podem ser reaproveitados pelos recicladores, pois estão sujos ou molhados.  Apenas os cavaletes, que normalmente têm torração plástica, são destinados de maneira útil.

Um dos representantes na região Sul do Movimento Nacional dos Catadores (MNC), Alexandre Camboim, lamenta o desperdício. "Sabemos que esse material não foi feito para ser reciclado, mas se os candidatos ou as gráficas destinassem o que sobra para as cooperativas, cada tonelada renderia até R$ 500,00"

Em Porto Alegre, todo o material recolhido entre sábado e hoje está sendo levado para a estação de transbordo da Lomba do Pinheiro, na zona leste, e depois será encaminhado ao aterro sanitário de Minas do Leão. Segundo o DMLU, foram realizadas 73 viagens com caminhões lotados de propaganda.

Mesmo que a maior parte do material já tenha sido recolhida, os garis continuam nas ruas complementando o trabalho com a varrição, feita durante a rotina normal.

Confirme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) a responsabilidade pelo destino correto do material de campanha é do próprio candidato. É ele quem deve encaminhar o excedente para a coleta seletiva, estando sujeito a multa, caso contrário. Nesse ano, o DMLU emitiu 270 autos de infração baseados no Código de Limpeza Urbana do Município.

Comparação com as últimas eleições
A quantidade de lixo eleitoral recolhido nas eleições de 2014 é maior do que o total de 2012, nas eleições para prefeito. Na eleição passada, o DMLU recolheu 37 toneladas. O aumento é explicado pela quantidade de candidatos, que nesse ano foi maior, já que ouve escolha para cinco cargos.

Em 2010, durante os dois turnos da eleição presidencial, a quantidade de lixo chegou a 157 toneladas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...