O bom e velho fio terra…

13/08/2014

O fio terra é um componente de segurança fundamental em uma instalação elétrica. Fazendo uma analogia rápida com um carro, ele seria o cinto de segurança que protege o motorista e os passageiros. Conhecido tecnicamente como condutor de proteção, ele está presente de várias formas na condução da eletricidade. Vamos identificar algumas:



- Na operação do DR (Dispositivo Diferencial Residual): Este dispositivo atua desligando a energia do circuito elétrico (seccionando-o) automaticamente na ocorrência de uma corrente de fuga, que pode ser perigosa para a saúde das pessoas.
 - Na atuação do DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos de tensão): O fio terra se torna o caminho para o surto neste dispositivo que protege os equipamentos eletrônicos. 
- Na qualidade da energia elétrica 
 - Como parte da equipotencialização da instalação elétrica: Evita que choques elétricos não se tornem fatais ou que não haja diferença de potenciais que possam causar arcos elétricos.

Uma instalação elétrica deve ter o fio terra instalado em todas as tomadas ou pontos de alimentação elétrica, como preconiza a norma ABNT NBR 5410/2004, norma que rege as instalações elétricas de baixa tensão (residenciais, prediais, comerciais e até industriais). A sua presença é obrigatória, independente do equipamento que será ligado, pois a instalação deve ser a responsável por prover a segurança para quem a utiliza.

As tomadas também devem ser com três polos, onde o fio terra disponível deve ser ligado ao pino do meio.

É importante ressaltar que só a presença do fio terra não garante que a instalação elétrica seja segura. É necessário que vários dispositivos estejam instalados e o que o sistema de aterramento seja adequado e corretamente instalado para funcionar.

A revisão periódica da instalação elétrica é a garantia de segurança para você e para a sua família! Contrate um profissional habilitado e realize um projeto elétrico com a indicação do correto sistema de aterramento para sua edificação.

Edson Martinho é engenheiro eletricista, palestrante e colunista em várias mídias. Atualmente é diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e presidente da Associação Brasileira de Eletricistas (Abrael).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...