Rio terá maior aquário marinho da América do Sul no fim de 2015

Maquete mostra como ficará o AquaRio em 2015 (Foto: Divulgação/ AquaRio)

24/07/2014

Público poderá mergulhar com tubarões e dormir 'dentro' do aquário.
Ingressos serão cobrados no valor de R$ 40, segundo diretor do projeto.

O complexo marinho AquaRio, que está em construção há um ano na Zona Portuária, será aberto aos moradores do Rio no fim de 2015, segundo informações do diretor-presidente do projeto Marcelo Szpilman. O aquário multifuncional contará com 28 tanques, dois andares de visitação e oito mil animais de 350 espécies diferentes. A construção será o maior aquário marinho da América do Sul.

A previsão para receber o público é no fim de 2015 já que, segundo a Prefeitura, as obras do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) irá terminar em meados do mesmo ano. Segundo Szpilman, o AquaRio vai proporcionar uma experiência inédita para os visitantes, a oportunidade de estudar o ambiente marítimo e a possibilidade de pesquisar sobre as espécies.

“Teremos uma pareceria com o Centro de Pesquisa de Biologia Marinha da UFRJ. Lá [no AquaRio] vamos realizar estudos sobre peixes de recife e de coral. Com isso, o Rio passa a ter um Centro de Pesquisas Cientificas com mestrados, doutorados e estágios na área”, comentou o biólogo.

As obras serão financiadas por empresas parceiras e patrocinadores. Segundo o diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, os custos serão bancados inteiramente por iniciativa privada.

Visitantes poderão ver tubarões Lambaru (Foto: Dviulgação/ Daniel Botelho)

Atividades para o público

Os visitantes vão contar com diversas atividades no AquaRio. A principal delas é o mergulho com tubarões. O público poderá ter contato com diversas espécies e mergulhar junto com peixes, tubarões e arraias. O maior tanque, chamado de O Recinto Oceânico e de Mergulho, onde a prática será praticada terá sete metros de profundidade e irá comportar 3,3 milhões litros de água. Apesar dos tubarões causarem medo nos visitantes, o diretor do projeto afirma que é um passeio seguro.

“São espécies completamente dóceis, não é uma ameaça de maneira alguma. A atividade será em um ambiente controlado, água clara e sem riscos”, disse Marcelo Szpilman.

Com uma tecnologia inovadora, o espaço contará com um aquário virtual onde o visitante cria um peixe virtualmente e o animal irá guiar a visita. A experiência acontecerá de forma interativa e o público poderá conversar com o peixe e até tirar dúvidas. Um espaço de realidade aumentada também estará disponível, onde as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre as espécies.

Espécie Mangona também será encontrada no AquaRio (Foto: Divulgação/ Daniel Botelho)

Uma atividade voltada mais para o público jovem é a noite do aquário. Os visitantes poderão alimentar os animais, terão um jantar no aquário e irão dormir no túnel de acrílico onde poderão ver os animais. Além disso, o público poderá participar da rotina da equipe de manutenção do AquaRio.

Para visitar o Aquário Marinho do Rio, público pagará o valor de R$ 40,00(valor da inteira). Estudantes e funcionário de escolas municipais terão gratuidade.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...