Porto Alegre inaugura 1ª Central de Reciclagem de inertes do Sul

29/09/2013 

O secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Dilda, assinou nesta semana a Licença de Operação que autoriza a Pedraccon Mineração Ltda a pôr em funcionamento a primeira Central de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil de Porto Alegre. O empreendimento, pioneiro no Sul do país, será inaugurado em novembro, no bairro Belém Velho, e trará diversas melhorias para a cidade e para o meio ambiente.

A reutilização dos resíduos, a partir de processo de beneficiamento que transforma a caliça em materiais para utilização nas mais variadas aplicações da construção civil, reduz o impacto ambiental causado pela extração de recursos naturais, diminui a quantidade de resíduos enviados para aterro, ate, nde de forma sustentável a demanda de agregados (brita) e é mais uma alternativa para o descarte correto dos resíduos.

A expectativa do diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU, André Carús, é que o número de focos de lixo irregulares diminua. “A área vai qualificar o recebimento e reaproveitamento de inertes, reduzindo o descarte irregular destes materiais em praças, parques, arroios e vias, cujo custo para o município atinge a marca de R$ 1,2 milhão por mês.” Carús destacou ainda que, com a aprovação do Novo Código de Limpeza Urbana pela Câmara, Porto Alegre tem tudo para avançar em termos culturais para uma cidade mais limpa e inclusiva. “Queremos que Porto Alegre se torne cidade modelo na gestão de seus resíduos e esta é mais uma ação que conta com o apoio do município para transformar discurso em prática”, disse.

O secretário Dilda destacou que, por meio do diálogo e da união de esforços entre as iniciativas pública e privada, Porto Alegre está transformando um problema em oportunidade, fomentando os três pilares do desenvolvimento sustentável: ambiental, econômico e social. “Estas ações de cuidado com a cidade e seu ambiente são fundamentais para termos uma Porto Alegre mais inclusiva e com maior qualidade ambiental e de vida”.

Histórico - A Central de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil de Porto Alegre é resultado de acordo firmado, em 2012, entre a empresa Pedraccon e o Ministério Público, tendo como testemunha e articulador o município de Porto Alegre, para a recuperação de passivo ambiental decorrente de atividade de mineração no Morro da Pedreira, na Lomba do Pinheiro. A negociação entre a empresa e o MP teve a participação da prefeitura, por meio de diversas secretarias e órgãos relacionados ao tema.

Além de resolver o passivo ambiental decorrente de atividade de mineração no Morro da Pedreira e recuperar a cava aberta devido à mineração, a Central transformará resíduos inertes em brita. O material é essencial para o desenvolvimento social, desde a construção de novas moradias, escolas, hospitais, aeroportos e universidades, às praças, rodovias, avenidas, pontes e viadutos.

Porto Alegre gera anualmente cerca de 75 mil toneladas de RCC. Hoje, a cidade conta com um aterro licenciado para receber o material e três Unidades de Destino Certo - Ecopontos para o descarte correto do material. A expectativa do empreendimento é trabalhar com o limite diário de recebimento de aproximadamente 150 caçambas por dia, com foco de atuação de atendimento para médias e grandes construtoras no recebimento de concreto, alvenaria e solos (saibro e argila).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...