Com onda de frio, pinguins recebem aquecimento no zoológico de Gramado

Climatizador mantém umidade e temperatura controladas no pinguinário
Foto: Divulgação / Gramadozoo
24/07/2013

Equipe técnica redobra atenção com a saúde dos animais e permanece 24 horas em alerta

Após a chegada da massa de polar, que derrubou as temperaturas e trouxe sensação térmica abaixo de zero grau, até mesmo os pinguins precisam de aquecimento. No zoológico de Gramado, o Gramadozoo, na serra gaúcha, os profissionais redobraram a atenção e permanecem em alerta durante 24 horas. 

Segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do parque, o pinguinário conta com um climatizador que mantém a umidade e a temperatura controladas, sempre próxima dos 16ºC. Ele explica, ainda, que a espécie que vive no Gramadozoo não vive no frio extremo. 

— Tem muita gente que pensa que pinguim gosta do frio, mas não é o caso dos pinguins-de-magalhães, que são animais que viajam para a costa brasileira em busca de correntes marítimas mais quentes e de alimento — informa Stadler. 

No zoológico, todos os recintos do local são equipados com sistemas de climatização para garantir qualidade de vida aos animais. No recinto das cobras, foram instaladas, ainda, lâmpadas especiais, que emitem de calor, e piso aquecido. Já alguns macacos não abrem mão do cobertor. 

Além dos sistemas de aquecimento, a equipe técnica do zoológico reforça a alimentação dos bichos. Pinhão, polenta e bergamota integram a dieta especial. 

— No inverno, acrescentamos alimentos mais calóricos e frutas da estação como a bergamota, que é rica em vitamina C. Já o pinhão, faz parte da alimentação de aves e macacos — afirma o veterinário. 


SAIBA MAIS SOBRE OS PINGUINS

— Existem 18 espécies conhecidas de pingüins e, pelo menos, quatro delas usam o nosso litoral durante a migração invernal. O mais comum é o pinguim-de-magalhães, que recebeu esse nome porque o navegador Fernão de Magalhães foi o primeiro que os avistou em 1519, nas Ilhas Malvinas. 

— No inverno, os pinguins se deslocam para a costa brasileira, procurando correntes de águas mais quentes e mais oferta de alimentos, podendo ser avistados na costa da Bahia, Alagoas e Pernambuco. 

— Os pinguins adultos migram para o Brasil de meados de setembro a meados de abril. Os pinguins mais jovens migram mais tarde, entre junho e novembro, podem ficar vagando durante até quatro anos em alto mar.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...