Semana do Meio Ambiente de Natal foi aberta nesta terça-feira

Prefeito Carlos Eduardo (centro) esteve na solenidade de abertura do evento que segue até o próximo domingo (9). Fotos: Divulgação/ Semurb
04/06/2013

Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte

"Consciência e atitude mudam o mundo”. É com este lema que a Prefeitura do Natal está buscando promover as mudanças necessárias para garantir o futuro do nosso planeta. O primeiro passo foi dado nesta terça-feira (4), com a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente (Sema) 2013. O evento se estende até o próximo domingo (9), com ações de educação ambiental, lazer e cultura no espaço Bosque das Mangueiras, na Zona Sul e atividades pontuais em outros locais da capital potiguar. 

A solenidade contou com a participação do prefeito, Carlos Eduardo Alves (PDT), que aproveitou a celebração em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), para lançar dois instrumentos importantes para a conservação da natureza.

Ao lado do titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Marcelo Toscano, pasta que coordena a Sema 2013, e do promotor do Meio Ambiente João Batista Machado ele assinou o termo de compromisso do programa “Terra Viva-Natal Sem Contaminação do Solo”, que em parceria com o Ministério Público Estadual, vai identificar e gerenciar as áreas com possíveis focos de contaminação na cidade. 

“Esse programa tem um cunho preventivo, ou seja, vai fazer uma investigação ao longo dos próximos meses para identificar se existem áreas contaminadas e caso ocorra desenvolver um trabalho de preservação, conscientização e recuperação”, conta João Batista Machado.

O secretário da Semurb ressaltou que o poder público deve trabalhar para minimizar os impactos ambientais, já que o crescimento urbano é inevitavel. Marcelo Toscano destacou que tudo deve ser feito de forma susntentável, para manter a qualidade de vida das pessoas. E disse ainda, que a Semana do Meio Ambiente é importante para estimular a consciência ambiental, principalmente nas crianças, que representam o futuro.

Ainda durante a cerimônia de abertura foi lançado o projeto “A sombra da mangueira” que vai acontecer no último sábado de cada mês, sempre no Bosque das Mangueiras com um circuito ambiental realizado à sombra das árvores, visando principalmente incentivar a leitura e tendo como pilar a educação ambiental.

PROGRAMAÇÃO- A programação da Semana do Meio Ambiente no Bosque das Mangueiras segue até quinta-feira (6), sempre das 8h30 às 12h e das 14h às 17h . São oficinas de reciclagem, exposições, pintura de rosto, artesanato sustentável, trilha ecológica, contação de histórias, saúde em dia, programa Cozinha Brasil do Sesi e atividades culturais com teatro de mamulengos, apresentações musicais e de dança.

Já na sexta-feira (7), acontece um ciclo de palestras na Universidade Potiguar (UnP), unidade da avenida Nascimento de Castro, com temas sobre Resíduos Sólidos, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Coleta Seletiva, mudanças climáticas, turismo e compensação de carbono, entre outras.

No sábado (8), a partir das 9h haverá uma caminhada nas trilhas do Parque da Cidade com um mutirão de limpeza por um grupo de escoteiros.

O evento se encerra no domingo (9) com passeio ciclístico, na região Oeste da cidade, das escolas municipais, e uma caminhada na Via Costeira promovida pela OAB-RN.

Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...