Dia das Mães é comemorado por Doodle do Google

Dia das Mães é comemorado por Doodle do Google (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

12/05/2013

O Google está comemorando o Dia das Mães neste domingo (12) com um Doodle especial. Comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio no Brasil, a data é utilizada para homenagear as mulheres e a maternidade, sendo a segunda data mais rentável para o comércio nacional.

Os primeiros movimentos com o intuito de se criar uma data para celebrar o Dia das Mães ocorreram nos Estados Unidos em 1958, quando a ativista Anna Maria Reeves Jarvis fundou o Mother’s Friendship Days (“Dias de Amizade para as Mães”, em português) com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças filhas de famílias de trabalhadores. Em 1865, Jarvis organizou outro evento para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão, que assolava os Estados Unidos na época. Cinco anos depois, foi a vez da escritora Julia Ward Howe publicar o manifesto Mother’s Day Proclamation, no qual pedia a paz e o desarmamento depois da Guerra.

Apesar de ter sido idealizado por Anna Maria Reeves Jarvis, a forma como atualmente a data é comemorada é tida como ideia da metodista Anna Jarvis, filha de Anna Maria. Dois anos após a morte de sua mãe, que ocorreu em 1905, Jarvis criou o memorial em homenagem à sua mãe no dia 12 de maio daquele ano, quando iniciou-se uma campanha para que o Dia das Mães fosse reconhecido como feriado. Em 8 de maio de 1914, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução em que proclamava o segundo domingo de maio como Dia das Mães.

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado no segundo domingo de maio em 1932 pelo então Presidente Getúlio Vargas. Em 1947, a data entrou para o calendário oficial da igreja católica por determinação de Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro.

O Dia das Mães também foi comemorado com um Doodle animado pelo Google em 2012.


Fonte: Techtudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...