Na Cúpula dos Povos, índios acessam Facebook e checam e-mails


Índio acessa Facebook durante os intervalos dos fóruns da Rio+20 (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

17/06/2012

Tiuré, da tribo potiguara, criou um perfil na rede social há dois anos.
Índio acredita que internet pode ajudar a divulgar os problemas da tribo.

Tássia Thum
Do G1 RJ

Além dos penachos coloridos e dos desenhos no corpo, os índios da tribo Potiguara não esquecem de carregar os computadores e smartphones. Nos intervalos dos fóruns e debates da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, o índio Tiuré aproveita para checar seus e-mails e mensagens no Facebook. Usuário da rede social há dois anos, ele acredita que a ferramenta pode ajudar a divulgar a cultura e os problemas que sua tribo enfrenta.

“Preciso divulgar essa luta dos potiguaras para o maior número possível de pessoas e, principalmente, para as autoridades, então nada melhor do que usar o Facebook, já que todo mundo está conectado lá”, diz o índio.

Tiuré, que mora na aldeia Lagoa do Mato, na Paraíba, conta que todas as escolas próximas à aldeia têm computadores conectados à internet. “Todos nós adoramos as redes sociais. Eu gosto de conhecer índios de outras tribos e pessoas interessadas em conhecer a cultura indígena. Cada vez aumenta o acesso dos índios ao ensino superior, concursos públicos e aos bens de consumo da tecnologia”, fala o indígena, que é conselheiro do cacique de sua tribo.

Ele diz que o principal problema enfrentado pelos potiguaras é a perda de território da tribo para os usineiros da cana de açúcar e para indústrias da mineração. “A nossa tribo já teve uma extensão de mais de 14 milhões de hectares e hoje temos apenas 20 mil hectares”, protesta o índio.

De acordo com os índigenas, a população da tribo potiguara tem cerca de 14 mil pessoas, sendo uma das maiores do Brasil. Além da Paraíba, há representações dos potiguaras nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.


Curso online de Urgências e Emergências na Clínica Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...