Bichos da seda geneticamente modificados produzem “teia do Homem Aranha”


31/01/2012

Por Natasha Romanzoti 

Você gostaria de viajar entre prédios e balançar entre os arranha-céus da cidade com sua super teia? Sim, você pode ser o novo Homem Aranha.

Pesquisadores da Universidade de Wyoming, nos EUA, criaram bichos da seda geneticamente modificados para tecer uma seda muito mais forte. Segundo os cientistas, o objetivo final é produzir uma seda que tenha a resistência da seda de aranha.

A seda da aranha é mais forte que o aço. Pesquisadores tentam reproduzir essa seda há décadas. Mas é inviável criar aranhas para a produção comercial de sua seda, porque os aracnídeos não produzem o suficiente – juntamente com sua propensão de comer uns aos outros.

Bicho da seda, no entanto, são fáceis de cultivar e produzem grandes quantidades de seda – mas o material é frágil.

Os cientistas buscavam obter o melhor dos dois mundos – uma sede super forte em quantidades industriais – através do transplante de genes de aranhas nos vermes. Mas os bichos resultantes, geneticamente modificados, não produziam seda de aranha o suficiente.

Agora, os novos vermes geneticamente modificados parecem produzir um composto de seda misturado do bicho da seda e da aranha em grandes quantidades, que os pesquisadores dizem ser tão dura quanto a seda de aranha.

Os pesquisadores conseguiram mostrar que este composto, que contém pedaços de seda de aranha e, principalmente, a seda do próprio bicho da seda, tem propriedades mecânicas melhoradas.
As principais aplicações da nova seda podem ser no setor de medicina, criando suturas, implantes e ligamentos mais fortes.

Ela também poderia ser usada como um substituto para o plástico endurecido, que requer muita energia para produzir.

A única preocupação sobre a criação de bichos geneticamente modificados para aplicações industriais é se eles escaparem para o meio selvagem.

Mas os cientistas garantem que eles não representam uma ameaça ambiental, e que os benefícios superam qualquer risco.[BBC]

Cursos na área de Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...