Animais ganham picolé de frutas e até de carne para se refrescar no RS


No calor, animais se refrescam no zoológico de Gramado (Foto: Caroline Zanchi / Divulgação)

25/01/2012

Zoológicos buscam conforto e bem-estar dos bichos no calor.
Onças, por exemplo, ganham uma espécie de picolé de carne.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

O calor do verão no Rio Grande do Sul não causa desconforto apenas nas pessoas. Segundo veterinários, os animais também sofrem com as altas temperaturas. E é em busca do bem-estar dos bichos que os zoológicos de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e de Gramado, na Serra, tratam de refrescá-los com sorvete e ar-condicionado.

Filhote de puma se diverte com 'picolé' de
carne (Foto: Caroline Zanchi / Divulgação)
O zoológico de Sapucaia do Sul tem 160 hectares e abriga cerca de mil exemplares de animais. Dentro de um lago, o que parecem chafarizes aos olhos dos visitantes são, na verdade, aeradores. Eles ajudam na oxigenação da água e melhoram as condições do ambiente para os peixes.

Os chimpanzés gostam de brincar na água e receber algumas regalias, como picolés de uva. Já os rinocerontes preferem o lodo para se refrescar. Para comer, melancia bem gelada. Para se proteger do sol e dos insetos, eles têm um truque especial: "Eles atiram terra sobre o corpo", conta a veterinária Raquel von Hohendorff.

Lobo guará brinca com 'sorvete'
(Foto: Caroline Zanchi / Divulgação)
Na região da Serra costuma fazer frio, mas somente no inverno. No verão o calor também costuma ser forte. Por isso, os 1,5 mil animais do Gramado Zoo ganham tratamento especial para suportar as temperaturas acima dos 30ºC. Até chuva artificial é usada para as aves.

Os macacos também gostam de sorvete. São frutas inteiras dentro de blocos de gelo. "O que a gente busca é conforto e bem-estar aos animais, e como as temperaturas estão muito elevadas, a gente ameniza isso com mais sombra, sorvetes, ar condicionado. São táticas para melhorar o bem-estar dos animais", diz o veterinário Rafael Pagani.

Já as onças e os pumas preferem um sabor mais exótico de sorvete. Estes animais ganham uma espécie de picolé de carne e de sardinha, respectivamente.

Mas entre todos os animais do zoológico de Gramado, os que mais sofrem com as altas temperaturas são os pinguins. Um ar condicionado é ligado para refrescá-los. Quando a temperatura passa dos 25ºC na rua, o ambiente deles é refrigerado para ficar em torno dos 15ºC. "O importante, é oferecer a esses animais que vivem sob cuidados humanos o máximo de conforto e qualidade de vida. É sombra e água fresca, o que a gente gostaria de ter nesta época do ano", diz Pagani.

Pinguins de Gramado têm ar-condicionado para manter temperatura  (Foto: Caroline Zanchi / Divulgação)

saiba mais


Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...