Calendário de lançamento do Programa Sustentabilidade para a Copa 2014 é apresentado

10/11/2011 


A partir da contribuição de cada envolvido, formularemos um caderno de atribuições para viabilizar uma Copa sustentável em 2014”, explica Vinícius Lott, gerente do Projeto Copa Sustentável da Secopa

Foi apresentado nesta quarta-feira (9) o calendário de lançamento do Programa Sustentabilidade para a Copa 2014, durante o 1º Seminário Copa Sustentável em Minas Gerais, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). O seminário faz parte da “Série Diálogos”, que promove debates sobre meio ambiente e que, neste mês, integra a programação do Festival Planeta Brasil.

A agenda verde elaborada pela Secopa, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, prevê para abril de 2012 o lançamento de documento com as diretrizes de práticas sustentáveis para a Copa do Mundo da Fifa Brasil de 2014. Até lá, todos os parceiros do programa, incluindo as esferas federal, estadual e municipal, bem como o setor privado e sociedade civil, irão preparar a versão final do documento. “Está em discussão o nível de comprometimento de todos os parceiros, em termos de metas, orçamento e capacidade técnica. A partir da contribuição de cada envolvido, formularemos um caderno de atribuições para viabilizar uma Copa sustentável em 2014”, explica Vinícius Lott, gerente do Projeto Copa Sustentável da Secopa.

O conteúdo do documento “Programa Sustentabilidade para a Copa 2014” contempla temas, como áreas verdes, redução de gases de efeito estufa, certificação e educação socioambiental, resíduos sólidos, mobilidade e infraestrutura e revitalização da Lagoa da Pampulha. Esse projeto tem como modelo o projeto Green Goal, a iniciativa alemã de práticas ambientais sustentáveis desenvolvidas para a Copa de 2006.

Durante o encontro, representantes britânicos da Useful Simple Projects, empresa responsável pela elaboração do Estudo de Pegada de Carbono e plano de neutralização de impactos das Olimpíadas de Londres 2012, apresentaram práticas sustentáveis em preparação para o evento esportivo do ano que vem. Para a construção da cidade olímpica, por exemplo, 90% dos resíduos sólidos têm recebido destinação ambientalmente sustentável. “O intercâmbio de informações enriquece o debate para que essas medidas se transformem no grande legado para a sociedade. A África do Sul, por exemplo, adotou normas que deram certo na Alemanha, como a campanha para beber água da torneira, além da redução das embalagens de alimentos. Estamos coletando indicadores de vários eventos para avaliarmos quais iniciativas podem ser aplicáveis”, diz Lott.

Para Dan Epstein, da Useful Simple Projects, Belo Horizonte é uma das 12 cidades-sede que apresenta a agenda ambiental mais adiantada para a Copa de 2014. “Conheço a iniciativa mineira e vejo que o Estado está bastante adiantado. Eu sugiro a todas as cidades que tragam o campo para a metrópole, que tragam o verde para as áreas cinzas, que reconstruam as margens dos rios, que utilizem ciclovias. Acredito que o Brasil tem todas as condições de fazer uma Copa verde, uma vez que se trata de um gigante verde com recursos naturais valiosíssimos. Belo Horizonte poderia explorar essa vantagem”, disse.

Planeta Brasil é um evento que mescla cultura, esporte, educação e responsabilidade socioambiental com o intuito de promover a conscientização da população em prol da sustentabilidade.


Jornal JFHoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...