Patriota elogia novo presidente do Haiti por reconstrução do país

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, elogiou na quarta-feira (13/07) a disposição do novo presidente do Haiti, Michel Martelly, de buscar um consenso com a oposição na tentativa de conseguir a reconstrução do país. O Haiti foi devastado, em 12 de janeiro de 2010, por um terremoto que atingiu a maior parte do país, matando cerca de 200 mil pessoas, destruindo prédios e deixando várias famílias sem ter onde morar.

"Fiquei muito impressionado ao ver como as principais artérias (ruas) da capital já estão todas desimpedidas", disse o ministro, referindo-se ao processo de recuperação de Porto Príncipe, que concentra a maior parte da população haitiana. Segundo Patriota, o processo de reconstrução é visível. "A reconstrução está prosseguindo aceleradamente, o número de desabrigados diminuindo também de forma seguida e constante. Nota-se um dinamismo na economia, na sociedade haitiana."

Em meio aos avanços obtidos no Haiti, o chanceler disse que em breve o número de militares brasileiros no país colaborando para a estabilização política e social deve ser reduzido. Ele se referiu ao efetivo da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), comandada pelo Brasil e cujo mandato precisa ser renovado em outubro. "Eu acho que, na medida em que continue a evoluir de forma positiva o quadro econômico e político interno, a questão da redução do número de tropas será legítima", disse o chanceler. "Caberá aí calibrar um pouco o ritmo dessa redução, o número, os prazos. O Conselho de Segurança (das Nações Unidas) terá de deliberar sobre isso de forma coletiva", completou.

Terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...