Haitianos temem diante de anúncio de chuvas


(Foto: Ramón Espinosa/AP)

Porto Príncipe, 4 jul (Prensa Latina) O Centro Nacional de Meteorologia de Haiti previu hoje chuvas intensas para todo o país, o que provocou temores na população depois das devastadoras tormentas de junho passado.

O tempo piorará nesta segunda-feira pelo passo de uma onda tropical, o que pode provocar inundações, informou a instituição.

Depois do anúncio, dezenas de pessoas saíram às ruas em busca de provisões, bem como de clavos e madeira para assegurar as moradias.

As precipitações que assolaram Haiti em inícios do mês anterior provocaram ao menos 28 mortos, seis desaparecidos, centenas de evacuados, casas destruídas, deslaves e inundações que atingiram os dois metros de altura em Porto Príncipe.

Nos acampamentos para danificados do terremoto de 2010, onde vivem atualmente mais de 680 mil pessoas, as águas arrastaram as carpas, as negaram ou transbordaram as letrinas.

A Direção de Proteção Civil assegurou que o temporal foi o desastre natural mais intenso sofrido pela nação caribenha desde o terremoto de janeiro de 2010.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, existe a possibilidade de que entre 12 e 17 tormentas tropicais ameacem o Caribe até novembro próximo.

A passagem do ciclone Thomas em novembro de 2010, deixou uma dezena de mortos neste país.

Depois da passagem de Fay, Gustav, Hanna e Ike em 2008, as autoridades reportaram mais de 600 mortes e danos calculados em quase 900 milhões de dólares, enquanto em 2004 mais de cinco mil pessoas faleceram pelos embates da tormenta tropical Jeanne.

Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...