"Praticamente nada foi reconstruído no Haiti", diz Médicos Sem Fronteiras

ROMA, 12 ABR (ANSA) - A organização médico-humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) disse hoje, em Roma, que "em 15 meses praticamente nada foi reconstruído" no Haiti, depois do terremoto que atingiu o país em 12 de janeiro de 2010.

O chefe da missão realizada no Haiti, Stefano Zannini, disse que "há demoras vinculadas à reconstrução posterior ao tremor que são difíceis de explicar à população".

Zannini também destacou, durante uma coletiva de imprensa sobre crises esquecidas, que "o acesso aos alimentos é outra fonte de preocupação".

O membro da MSF, que voltou recentemente de uma longa estadia no país da América Central, explicou que "os preços de alguns alimentos básicos estão em alta", já que a área que é "a principal fonte agrícola do país foi a mais afetada pela epidemia de cólera e, portanto, a população não quer ir trabalhar lá".

Além disso, ele afirmou que a proximidade da temporada de chuvas, provavelmente, vai reativar a epidemia e a ilha poderá sofrer "novas catástrofes naturais".

Outra questão "particularmente preocupante" é a fase de impasse político "que pode durar entre dois e três meses, [período] durante o qual faltarão referências e as grandes decisões não serão tomadas", avalia Zannini, fazendo referência às eleições presidenciais cujo resultado oficial sairá nas próximas semanas.

Em uma reunião do Conselho de Segurança (CS) da ONU, realizada no início de abril, o ex-presidente norte-americano, Bill Clinton (1992-2000), declarou que somente 37% dos fundos prometidos pela comunidade internacional foram realmente enviados para a reconstrução do país. (ANSA)


Fonte: Ansa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...