ONU comemora Dia da Mãe Terra



Nações Unidas, 20 abr (Prensa Latina) A harmonia entre os seres humanos e a natureza concentrará hoje um debate interactivo com motivo do Dia da Mãe Terra (22 de abril), instituído há dois anos pela Assembléia Geral de Nações Unidas.

O intercâmbio leva por título Entre a economia verde e os direitos da Natureza, e está auspiciado pela Missão Permanente de Bolívia na ONU.

Segundo um comunicado dessa sede diplomática, o diálogo tem por objetivo examinar como os seres humanos podem se relacionar melhor com o mundo que lhes rodeia através de um enfoque holístico do desenvolvimento sustentável em harmonia com a natureza.

Ao mesmo tempo, servirá para conhecer diferentes experiências nacionais na medición desse progresso mediante indicadores alternativos aos usados tradicionalmente.

A lista de participantes inclui os experientes Vandana Shiva (Índia), Peter Brown (Canadá), Cormac Cullinan (África do Sul), Paul-Bertrand Barets (França), Gilberto Gallopin (Argentina), Mathis Wackernagel (Suíça) e Riane Eisler e Ivo Havinga (Estados Unidos).

Os organizadores esperam que os resultados do debate contribuam às discussões prévias à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a se celebrar no Rio de Janeiro, Brasil em junho do próximo ano.

No Dia da Mãe Terra foi instaurado por uma resolução cujo texto destacou que "para atingir um justo equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras é necessário promover a harmonia com a natureza e a Terra".

Assim, precisou que "a Terra e suas ecossistemas são nosso lar" e que a própria expressão de Mãe Terra demonstra "a interdependência existente entre os seres humanos, as demais espécies vivas e o planeta que todos habitamos".

O documento da Assembleia Geral da ONU foi adotado em presença do presidente boliviano, Evo Morales, que nessa ocasião denunciou o "capitalismo desenvolvimentista que coloca ao homem como o dono absoluto do planeta".

"Chegou a hora de reconhecer que a Terra não nos pertence, senão que nós pertencemos à Terra, que nossa missão no mundo é velar pelos direitos, não só dos seres humanos, senão também da Mãe Terra e de todos os seres vivos", disse Morales.

Em uns meses mais tarde, o máximo órgão da ONU aprovou outra resolução impulsionada por Bolívia e intitulada Harmonia com a Natureza.

Essa ideia é defendida como um conceito que vai para além da mudança climática, o meio ambiente e o desenvolvimento sostenible para abarcar "o equilíbrio entre os seres humanos e a Mãe Terra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...