OBAMA RECEBERÁ SANTOS PARA DEBATER ACORDO DE LIVRE-COMÉRCIO

NOVA YORK, 6 ABR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá amanhã seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, para tratar sobre o acordo de livre-comércio, segundo confirmaram fontes da Casa Branca à ANSA.

O tratado foi assinado pelos chefes de Estado dos dois países em 2006, mas a aprovação no Congresso dos Estados Unidos foi barrada por parlamentares democratas, que, sob pressão de sindicatos locais, se negam a ratificar o acordo. Eles argumentam que não é possível estabelecer o tratado enquanto continuarem as violações aos direitos humanos no país latino-americano, principalmente contra dirigentes sindicais.

Hoje, o chefe do Executivo da Colômbia reivindicou "uma visão diferente" sobre a reconstrução do Haiti ao assumir a presidência temporária do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ele afirmou que a "Colômbia, ao assumir a presidência do Conselho de Segurança, quer incentivar um debate aberto sobre o Haiti, que renove o incentivo à estabilização e ao fortalecimento do Estado de Direito nesse país".

Em Nova York, sede da ONU, o mandatário considerou que os esforços até agora empreendidos para a reconstrução do país após o terremoto que abateu o país em janeiro de 2010 tem tido "resultados precários", e indicou que esta situação "exige uma reflexão".

Santos iniciou ontem uma visita aos Estados Unidos, onde participa de um fórum ibero-americano em Providence, no estado de Rhode Island. (ANSA)


Fonte: Ansalatina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...