Jacques S. Alexis: a cidade de Aquin no mapa turístico mundial



Os membros da Fondation Aquin Solidarité lançaram a programação da 4ª Edição do Festival Internacional de Músicas e danças tradicionais, que vai de 21 a 24 abril de 2011, na cidade de Aquin.

Matéria publicada no Jornal Le Matin, em 19/04/11

Os membros da Fondation Aquin Solidarité lançaram a programação da 4ª edição do Festival Internacional de Músicas e danças tradicionais, que vai de 21 a 24 de abril de 2011, na cidade de Aquin.

Representado por Magali Comeau Denis, presidente da fundação, Anglade Patrick, vice-presidente e Rigaud Magguie, Secretário-Geral, o Comité Festival homenageia este ano o cinquentenário da morte do escritor haitiano Jacques Stephen Alexis.

Cerca de uma dúzia de grupos musicais de diversas tendências, incluindo jazz, música do mundo, de raiz, elétrico, e outros do Haiti e no exterior, bem como dezenas de teatro, dança, uma série de atividades culturais, exposições e conferências em torno dos livros, leitura e concursos de canto, voleibol, futebol e corridas a pé, passeios às ilhas vizinhas, formam a maior parte desta 4ª edição deominada Edição Michelle Dubois.

Esta edição presta homenagem ao famoso médico e escritor haitiano Jacques Stephen Alexis, que nasceu e morreu em 22 de abril e conhecido pelos seus diversos pontos de vista contra a ditadura Duvalier e sua definição de "realismo mágico" do Haiti em si.

O festival apresenta uma oportunidade para mais atividades, incluindo leitura, por Magalie C. Denis, trechos do autor, seguido de uma conferência que será apresentado pelo escritor Lyonel Trouillot conduzir o tema "Jacques S. Alexis: Idéologie politique et procédés littéraires (Ideologia política e processos literários). Uma exposição “D’Ayiti O Haïti" também está aberta em parceria com a Associação francesa de Nantes, Os Anéis da Memória.

O Festival Destination Aquin contribui, segundo Magali C. Denis, com a auto-estima do povo haitiano, a defesa e ilustração da sua identidade, a abertura aos outros povos. Ele irá ajudar a restaurar a cidade de Aquin no mapa turístico mundial, com grandes cartazes internacionais. A Mme. Denis acredita que este evento já é uma vitrine para o país, dado o notável esforço no sentido da qualidade.

Com um orçamento de 7 milhões de gourdes, os defensores da promessa de corrigir pequenas falhas registadas nas últimas edições, incluindo as questões de habitação. Para este efeito, as cidades de tendas estão previstas perto do local. estações de água clorada também estão no local em conjunto com a Direction nationale de l’Eau potable et d’Assainissement (DINEPA) (Direção Nacional de Água Potável e Saneamento).

Jean Emmanuel Jacquet
zebaklandy@yahoo.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...