Conselho de Segurança debate sobre ajuda ao Haiti

Nações Unidas, 6 abr (Prensa Latina) Haiti volta a concentrar hoje a atenção do Conselho de Segurança, desta vez por uma iniciativa colombiana que pretende acelerar a assistência internacional a esse país vítima de um violento terremoto em janeiro de 2010.

Esse órgão de Nações Unidas, encabeçado por Colômbia durante o presente mês, dedica nesta quarta-feira uma sessão especial ao Haiti sob a presidência do mandatário colombiano, Juan Manuel Santos.

A iniciativa para retomar o caso haitiano responde ao desejo de Bogotá de apressar o cumprimento do compromisso assumido pela comunidade internacional a favor da nação antilhana, segundo declarou o embaixador de Colômbia ante a ONU, Néstor Osorio.

Na sessão do Conselho de Segurança participarão o presidente haitiano, René Preval, e os chanceleres da Argentina, Brasil, Cuba, Chile, República Dominicana, Haiti, Peru e Uruguai.

Também o ex mandatário norte-americano e enviado especial da ONU para o Haiti, Bill Clinton, e os titulares da Organização de Estados Americanos, José Miguel Insulza, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno, segundo se informou.

O 12 de janeiro de 2010 Haiti foi estremecido por um potente terremoto que deixou mais de 300 mil mortos e um milhão 300 mil pessoas sem moradia, e nove meses depois da epidemia de cólera que tem cobrado umas quatro mil 700 vidas.

Em março do ano passado uma conferência de doador convocada pela ONU escutou promessas de ajuda a Haiti por cinco bilhões 300 milhões de dólares em dois anos e de nove bilhões 900 milhões no decênio, cifras muito longínquas do recebido até agora pela nação antilhana.

mv/vc/bj


Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...