4ª Edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente acontece em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é um dos 496 municípios gaúchos. A cidade, de 382 quilômetros quadrados de área, possui atualmente mais de 118 mil habitantes. Bento figura entre as 10 maiores economias do Estado com um PIB que supera os R$ 2,300 bilhões. O setor moveleiro do município representa 8% da produção nacional de móveis e 40%, da estadual. A vitivinicultura é outro destaque, tanto em sua importância na economia da cidade como na qualidade produtiva. O bento-gonçalvense Vale dos Vinhedos foi a primeira região vinícola do Brasil a obter a certificação de Indicação de Procedência, que qualifica a origem no vinho produzido em nível mundial.

A serrana Bento Gonçalves é destaque também pela qualidade de vida de sua população. É a cidade número um do Rio Grande do Sul no Índice de Desenvolvimento Humano e a sexta no Brasil, conforme estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). O indicador leva em consideração itens como longevidade, educação, saúde e renda do município. Comparativamente, o índice de Bento se assemelha aos da Polônia, Hungria e República Tcheca.

Fincada em uma região de natureza exuberante e vasta, Bento Gonçalves se vale dessa característica como um dos seus principais atrativos. Assim como os fortes traços culturais remanescentes da colonização européia (prioritariamente a italiana). O turismo de lazer divide espaço com o turismo de negócios, que hoje é muito forte, principalmente à vocação bento-gonçalvense de organizar eventos (feiras e exposições) de grande porte. O município possui o segundo maior parque de exposições da América Latina, com 53.700 m² de área coberta e climatizada e 322.567 m² de área total. É nesse espaço, com centro de eventos com estrutura adequada, que acontece a Fiema Brasil 2010 e sua programação paralela.

Bento Gonçalves está entre os 10 municípios com Índice de Potencial Poluidor da Indústria (Inpp-I) crítico entre os municípios do Rio Grande do Sul, justamente pela força da sua produção industrial. Apesar disso, a região também se destaca pela preocupação com as questões ambientais e com o desenvolvimento sustentável. Com um trabalho de 18 anos na área, a Fundação Proamb atua com força nesse sentido. Tanto, que a sua visão de trabalho está ancorada em uma meta ousada, mas totalmente possível graças a ações concretas: ser uma plataforma de sustentabilidade ambiental.

A Fiema Brasil tem papel fundamental no cumprimento disso, em função do seu perfil de aglutinadora de ideias, pesquisas e tecnologias voltada ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Números de Bento Gonçalves:
PIB 10º (R$ 2,300 bilhões)
População 118 mil habitantes
IDH 1º (Estado)

Marisa Pereira – MTB 7916
Assessoria de imprensa Proamb/Fiema Brasil
imprensa@fiema.com.br
marisabpereira@hotmail.com (MSN)
Fone (54) 8111.1361 - 3028.9440

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...