Volta redonda Comemora o Dia Mundial da Água no dia 22, Segunda-feira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o SAAE/VR, SUSER e a Guarda Municipal, comemora o Dia Mundial da Água, na próxima segunda-feira, dia 22.

O evento será realizado no bairro Aterrado, na Praça Sávio Gama, a partir das 10 horas, onde haverá stands da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do SAAE/VR, e será realizada a conscientização da população sobre a importância da água e também uma abordagem no sinal de trânsito, onde os motoristas receberão mudas e material informativo sobre a preservação da água.

Às 10 horas, as crianças e jovens ocupam a praça para apresentar trabalhos sobre o tema ´Dia da Água`. Em seguida, as 11 horas, serão apresentadas faixas com frases sobre o Rio Paraíba do Sul, que participarão de um concurso. A premiação dos destaques será às 11h30min, seguida de benção ecumênica. O ato na Praça Sávio Gama termina com abraço coletivo e confraternização de paz.

Ao meio dia haverá um ato público em defesa da bacia do Rio Paraíba do Sul, com a participação das escolas municipais, estaduais, sociedade católica e ONGs.

A comemoração dará ênfase a campanha da ONU – Organização das Nações Unidas para o ano de 2010 ´Água Limpa para um Mundo Saudável`, onde o objetivo é mostrar que na gestão dos recursos hídricos a qualidade desse recurso é tão importante como a quantidade.

A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra. No organismo humano a água atua, entre outras funções, como veículo para a troca de substâncias para a manutenção da temperatura, representando cerca de 70% da massa corporal.

Dando continuidade a comemoração, serão realizadas atividades durante toda a semana, algumas no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá com a abordagem do tema, no dia 24 de março com o Projeto Ingazinho – Trabalho de Educação e Interpretação Ambiental, voltado para o público infantil, e no dia 25 de março com o Projeto SOS Queimadas, que é voltado para os alunos do ensino fundamental da rede Pública Municipal e Estadual. Além destas atividades será realizado pela equipe da PMVR o plantio de várias espécies de mata ciliar nas margens do Rio Paraíba do Sul.

´Não podemos deixar de alertar a população quanto ao desperdício de água e os cuidados ao meio ambiente. Trabalhamos com a conscientização não somente de estudantes, mas também de toda a população para contribuir com a preservação de nascentes, cuidado com as áreas verdes e, principalmente, para que todos não desperdicem água`, comentou Carlos Amaro – Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Ainda como parte das comemorações do Governo Municipal, no Dia Mundial da Água, a Secretaria de Serviços Públicos estará realizando na segunda-feira, 22, às 8 e 14 horas, o lançamento do Programa Florestal Municipal, \\\"Floresta de Volta\\\". O plantio de mudas será realizado no bairro Vila Rica/Tiradentes, num total de 2 mil espécies nativas da Mata Atlâtica.

No bairro Santa Cruz, às 8 horas, será realizado o plantio de 300 mudas.

Um comentário:

  1. Informações necessárias para esse tempo de despertar novas consciências!

    Abraço!

    Marli

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...