Prêmio Verde


Morador de São Sebastião ganha prêmio ecológico por trabalho de preservação do Pau-Brasil
Geólogo recebeu prêmio Iniciativa Verde 2009, entregue pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente
O geólogo e professor Norberto Baracuí, morador de Juquehy, foi o vencedor do prêmio Iniciativa Verde 2009, entregue pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Ele faz um importante trabalho de preservação da árvore símbolo que emprestou o nome ao nosso país: o Pau-Brasil.
Na Praia de Santiago, em São Sebastião, fica, escondido entre muitas árvores, o refúgio de um dos principais símbolos brasileiros.
Pequenas, médias, prontas para o plantio. Quase 50 mil mudas do Pau-Brasil preenchem o quintal da casa com pouco mais de dois mil metros quadrados.
Protagonista de uma história de amor com a árvore é o professor Norberto, geólogo que mora em São Paulo, e que transformou um hobby por uma causa nobre. Uma paixão que começou há 17 anos.
Ele cria mudas do Pau-Brasil e faz doações para quem quiser plantar. “A minha preocupação é sensibilizar as pessoas que posso atingir com esse trabalho, para que eles vejam o Pau-Brasil que é a árvore símbolo do nosso país teve uma história muito bonita e não tem cabimento ela desaparecer”, salientou o geólogo, Norberto Baracuí.
Ela sempre foi cobiçada pelos europeus, principalmente na época do Brasil colônia. A busca era pela madeira de qualidade para a construção civil e naval e também por um colorante que pode ser retirado da árvore, conhecido como brasileína, muito usado para tingir tecidos.
O corte indiscriminado sem replantio chegou a ser a principal atividade econômica no Brasil, mas ameaçou o símbolo do país de extinção. “Eu acho que essa minha atuação com o Pau-Brasil cutuca as pessoas por aí, pelo menos no município de Ubatuba é a garantia de que ela sempre vai existir”, disse o geólogo.
Pernambucano, o professor sempre viaja para o nordeste para visitar a família. E volta com sementes. Da última vez gastou R$ 8 mil, do próprio bolso, na compra de 20 quilos. O plantio de mudas não rende dinheiro, mas garantiu ao geólogo uma importante recompensa.
Ele venceu o prêmio "Iniciativa Verde", concedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Foi muito gratificante e especial para mim, eu nunca imaginei que fosse chegar tão longe nesse trabalho”, contou.
O professor sonha em conquistar outro tipo de prêmio: a atenção das prefeituras. Ele tem planos de doar as mudas do Pau-Brasil para plantar em escolas.
A idéia é apresentar à nova geração brasileira a árvore que dá nome ao país, para ensinar a nossa história e, ao mesmo tempo, divulgar um novo jeito de lidar com a natureza. “Não dá mais para as pessoas viverem sem se tocar com o que está acontecendo com o planeta. Cada um tem que dar sua contribuição por menor que seja, só vão colher coisas boas”, salientou.

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...