NATAL VERDE

Gostaria de compartilhar este momento de muita Luz e Paz, onde a amizade está sempre presente com muito verde em nossa vida durante todo ano, e asssim quero colocar aqui as felicitações das amigas e dos amigos que estão constantemente preocupados com a preservação da Natureza.
Um Feliz Natal a todos.
O Natal chegou. É tempo de transmitir carinho à família e aos amigos e trocar votos de paz, alegria e amor. Nessa época, também se trocam muitos presentes. Embora a prática seja símbolo de generosidade, somos tentados a comprar uma quantidade exagerada de mimos – que às vezes nem representam nossos verdadeiros sentimentos – e acabamos, assim, engolidos pelo consumismo.
Com isso, o meio ambiente sofre sérias conseqüências. O aquecimento do comércio no fim de ano leva ao aumento da produção, que por sua vez leva ao aumento da exploração dos recursos naturais. Outro problema é o acúmulo de lixo produzido no período – só no Reino Unido, por exemplo, são geradas três milhões de toneladas de resíduos nos três dias das festividades natalinas.
Por outro lado, seguindo algumas dicas simples, podemos tornar nossa conduta mais sustentável e até mesmo recuperar alguns dos verdadeiros significados dessa data – afinal, a confraternização e a presença dos entes queridos são os melhores presentes!
Confira abaixo nossa seleção de sugestões para um Natal mais verde, abrangendo também a decoração natalina e a preparação para a ceia. O Blog do Jogo Limpo deseja a todos um Feliz e Verde Natal!
Presentes:

· Use a imaginação e dê presentes alternativos, reciclados, produzidos artesanalmente, de pouco impacto ambiental, e feitos para durar.
· Escolha presentes que sejam mais simbólicos do que materiais: um texto escrito por você ou do qual você gosta; uma canção que marcou sua vida neste ano que se encerra; uma entrada para visitar uma exposição em um museu; um roteiro de visita ao que você gosta na cidade.
· Reflita bem antes de comprar e avalie se o presente é realmente do gosto de quem você está presenteando; o presente terá um significado especial para a pessoa presenteada, que vai reconhecer que o presente não é um “genérico”, mas voltado a ela em um gesto de real amizade e carinho.
· Desembrulhe seus presentes com cuidado e reutilize o papel em outro presente. Com isso, você estará reduzindo a geração de resíduo, evitando o desperdício de matéria-prima e economizando dinheiro.
Decoração:
· Procure comprar decorações que possam ser reutilizadas em anos consecutivos. Hoje em dia é possível achar lindos ornamentos feitos de sementes e materiais reciclados. Mas, se o reuso não for possível, leve tudo separadamente para reciclagem.
· Exercite sua criatividade e crie sua própria decoração. Que tal tentar fazer um floco de neve com papel, uma estrela com um CD, uma guirlanda com revistas ou um Papai Noel com uma lâmpada?
· Se possível, plante a sua árvore de Natal, ao invés de adquirir uma artificial. Além de contribuir com o seqüestro de carbono, você poderá reutilizá-la no ano seguinte. Os modelos industriais podem liberar toxinas no ambiente.
Ceia:
· Compre só o necessário para a ceia de Natal de final de ano e evite o consumo exagerado de alimentos e bebidas; sempre que possível, escolha alimentos orgânicos e de produção local.
· Dê preferência a alimentos orgânicos na hora do preparo, pois são mais saborosos, nutritivos e saudáveis por não conterem agrotóxicos.
Comemoração:
· Passe algumas das horas que você gastaria nas compras visitando as pessoas queridas, a quem você viu pouco durante o ano.
Ilustração: animalover/stock.schng
Projeto Jogo limpo - http://projetojogolimpo.blogspot.com/2008/12/natal-ecolgico.html
Feliz Natal e grandes vôos em 2010!
Quero agradecer a todos pela companhia durante o ano de 2009.
Espero continuar contando com a presença de vocês, novamente, no próximo ano.
Desejo a todos um Feliz Natal e um ano de grandes voos em 2010!
Grande abraço,

A ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL

A "Árvore de Natal", conhecida em algumas regiões da Europa como a "Árvore de Cristo", desempenha papel importante na data comemorativa na época do Natal.

Os relatos mais antigos que se conhecem sobre o surgimento da árvore de natal datam de meados do século XVII e são provenientes da Alsácia, província francesa.Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que na neve permanece verde.

A "Árvore de Natal" é um símbolo natalino que representa um agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.
Uma outra versão nos conta que a origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.
O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.
A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.
(Fonte: Natal no Mundo)

FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...
http://silnunesprof.blogspot.com/
O Portal RB Ambiental deseja a todos um Feliz Natal!!!Que no ano de 2010 tenhamos um Meio Ambientemais respeitado, mais equilibrado e mais preservado!!! Boas Festas!!!

RB Ambiental - http://rbambiental.blogspot.com/2009/12/rb-ambiental-mensagem-de-natal.html



FELIZ NATAL E UM 2010 NOTA MIL PARA TODOS MEUS AMIGOS BLOGUEIROS.......

FELIZ NATAL GALERA, QUE SEJA UMA DATA PLENA DE REALIZAÇÕES, QUE CADA UM DE NÓS SE PERMITA RENASCER NESSA COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE JESUS E ENCONTRE FORÇAS PARA CONTINUAR FIRME NA LUTA POR DIAS MELHORES, PELA SAÚDE, PELO AMOR DE SUAS VIDAS E PELA PAZ DE ESPÍRITO.

QUE 2010 SEJA UM ANO DE MUITA FORÇA PARA CADA UM DE NÓS, QUE POSSAMOS REALIZAR O QUE AINDA NÃO FOI REALIZADO, QUE POSSAMOS VENCER OBSTÁCULOS EM NOSSAS VIDAS E FICA O MEU ABRAÇO ESPECIAL A CADA UM QUE DURANTE ESSES MESES TEM COMPARTILHADO MOMENTOS COMIGO.

UM BEIJO PARA QUEM GOSTA DE BEIJO, UM ABRAÇO PARA QUEM GOSTA DE ABRAÇOS E OS DOIS PARA QUEM GOSTA MUITO DE MIM.

Momentos Compartilhados - http://momentoscompartilhados.blogspot.com/2009/12/feliz-natal-e-um-2010-nota-mil-para.html


3 comentários:

  1. É bom e preciso pensar no ambiente em todas as ocasiões.Desejo um Natal bem lindo e tabnto quanto possível, verde!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Carlos

    Ficou muito legal mesmo. Que possamos estar muito unidos neste novo ano.

    Mega abraço

    ResponderExcluir
  3. Li tudinho!Eu tenho a mesma árvore há 10 anos já, é artificial e cuido bem dela pra não ter que jogar fora.Compramos um pequeno pinheirinho pra imobiliária e foi frustrante. Morreu em 6 dias,mas, tá lá com enfeitinhos.Achei muito boas as dicas para o natal verde. Ah voc~e sabia que a castanha do pará acende como vela e fica 5 min acesa? Então é ecológico também. Você pode fazer peras em calda ou maçã, por em potinhos, colocar em cada um no meio da maçã ou da pera as castanhas descascadas. 3 min antes da meia noite você acende, nossa, a mesa fica linda!É isso. Feliz natal,amor,paz,união e Jesus no coração de todos os seus. Obrigada por tudo que ensinam aqui.Montão de abraços e bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...