DEPLORAM ULTRAJE AO ENSINO NACIONAL DO HAITI



13/11/2018

O ex primeiro ministro do Haiti, Evans Paul condenou hoje o ataque contra o ensino nacional por parte de grupos opositores e assinalou que se trata de uma ação política exagerada.

Este fim de semana durante os protestos em Cabo Haitiano, para exigir a renúncia da atual administração, Moise Jean Charles içou a bandeira vermelha e negra do líder independentista Jean Jacques Dessalines, no lugar onde livrou a batalha de Verter que acabou com o jugo colonial francês.

De acordo com o ex chefe do Executivo, a enfrentamento não está dirigido ao mandatário mas sim a toda a nação e deplorou as agressões contra lugares históricos e os símbolos da luta dos pais fundadores do Haiti.

Assim mesmo, criticou a violenta convocação das manifestações para este domingo, e destacou que a ação política não pode ser levada a cabo sobre estes elementos identitários que são sagrados.

'O 18 de novembro, marca a comemoração da Batalha de VertiÃrês, não pode ser conseguido na confrontação', sublinhou o também líder do partido Kovansyon Inite DÃmokratik (Unidade Democrática de Coesão).

No entanto, Moise Jean Charles negou que seus atos constituíssem um ultraje à bandeira, mais sim um sinal às elites de que o sistema de governo deve mudar no país.

Assegurou que sua intenção é promover o ideal dessalinista, e ter em conta os interesses das classes trabalhadoras, ao mesmo tempo em que prometeu continuar suas ações e alentar a seus partidários a içar bandeiras negras e vermelhas nos edifícios públicos dos 10 departamentos geográficos.

Por sua vez Patrick Chrispin, assessor do chefe de Estado, Jovenel Moise, está em desacordo com esta postura e assinala que constitui uma profanação da bandeira e uma violação da Constituição da República.

De acordo com Chrispin, o ex senador e máximo dirigente do partido Pitit Dessalines não tem direito a desonrar um símbolo nacional e pediu às autoridades judiciais fazer cumprir a lei.

Pediu à população para tomar nota da violação constitucional da oposição, 'enquanto o Governo se esforça para cumprir com os requisitos da lei mãe', enfatizou em entrevista a uma rádio local.

Fonte: Prensa Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...