Como criar uma sociedade comprometida com o meio ambiente?



23/02/2015

A corrida desenvolvimentista dos países tentando conciliar ações economicamente viáveis, ambientalmente adequadas e socialmente justas continua.  Reuniões mundiais periódicas envolvendo as nações, para equilibrar estas três variáveis, são realizadas em busca de um consenso ou equilíbrio, considerando a realidade de cada um dos países, desde o mais pobre até as potências econômicas mundiais.  Mas, os interesses são muitos, desde governantes que estão realmente interessados na qualidade de vida do seu povo e na proteção do meio ambiente até aqueles que entram na discussão focados apenas nos interesses pessoais, utilizando-se do cargo de governante soberano de uma nação para enriquecer a si próprio e aos seus apoiadores, sem se importarem com o povo que governa.

Diversas reuniões foram realizadas nas últimas décadas e cartas de intenções redigidas, mas que continuam nas intenções.  As decisões que saem do papel ou que tomam alguma forma são apenas aquelas que não envolvem o comprometimento do desenvolvimento econômico e financeiro.  O valor de um país é medido pelo tamanho de sua economia, recursos naturais e recursos humanos que se resume a gente para trabalhar e gastar.  

Todos querem mudanças, mas ninguém quer mudar. As décadas e até mesmo séculos de modelos de desenvolvimento e crescimento implementado pelas nações e arraigadas na sociedade não são fáceis de mudar. Na sociedade brasileira, será que as campanhas para evitar que as pessoas joguem o lixo no chão das ruas ou pela janela dos carros funcionam? E a redução no consumo de água? E a de energia? Para que determinadas ações possam ser implementadas torna-se necessária a sua valoração, ou seja, multa pesada e aumento no valor dos serviços. O simples fato de apelar para a consciência não surte qualquer efeito. 

O mundo precisa mudar. As pessoas e as suas sociedades precisam mudar. Estamos na porta de um colapso econômico, social e ambiental.  A população mundial está aumentando, mas também vivendo mais e envelhecendo. Menos gente trabalhando para sustentar um número cada vez maior de idosos aposentados e pensionistas. A xenofobia cada vez mais intensa na Europa e em países do Oriente Médio e todos com medo de ações terroristas iminentes. A exploração desenfreada de recursos naturais não renováveis para atender o consumo exagerado das sociedades desenvolvidas além, é claro, das mudanças climáticas, consequência do grande impacto da ação humana no meio ambiente.

Um acordo mundial sobre a redução da exploração dos recursos naturais e dos impactos ambientais fica cada vez mais difícil considerando que os maiores Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, Estados Unidos e China, são também os maiores poluidores e que ninguém quer abrir mão de sua economia. Como convencer as demais nações que também querem se desenvolver a adiar suas estratégias de crescimento em prol de um bem comum?

As mudanças devem vir de baixo, da sociedade. Devemos trabalhar principalmente, a cabeça das crianças a respeito da importância da conservação do meio ambiente e a importância de ações simples como separar os resíduos em casa e não jogar lixo nas ruas. Só assim conseguiremos criar sociedades ambientalmente comprometidas sem abrir mão do desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...