O porquê desta onda de calor


12/02/2014

No início de janeiro a Terra esteve a cerca de 5 milhões quilômetros mais perto do Sol

Em 4 de janeiro de 2014 aconteceu a passagem da Terra pelo periélio de sua órbita em torno do Sol, às 9h00. O periélio é o ponto de menor afastamento entre a Terra e o Sol. Nesse instante a distância que nos separa do astro-rei é de 147.104.613 Kms. A órbita anual da Terra em torno do Sol vai ao seu ponto mais próximo do Sol, a uma distância de 0,98 UA, lembrando que 1 UA é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

A distância entre a Terra e o Sol varia ao longo do ano porque a sua órbita tem uma forma ligeiramente oval. Como resultado, esse momento marca o ponto do ano em que o Sol parece maior no céu e é quando a Terra recebe mais radiação solar. Na prática, no entanto, esse efeito é extremamente pequeno. A órbita da Terra é quase exatamente circular e sua distância do Sol varia em apenas cerca de 3% ao longo do ano.

O que é periélio?

É quando a Terra está mais próxima do Sol. Seu oposto é o afélio que ocorre em julho de cada ano.

Esse evento foi observado no século 16, quando Johannes Kepler apresentou provas mostrando que os planetas orbitam o Sol em elipses ligeiramente alongadas, e não em círculos.

O termo periélio também é usado quando se trata de cometas. O ponto de maior aproximação do Sol e de um cometa é chamado de periélio desse cometa.


2 comentários:

  1. Gostámos muito e já estamos a seguir!
    Acreditamos que a responsabilidade é de todos no que toca à preservação do meio ambiente. O nosso lema é passar a mensagem e multiplicar os gestos.
    Saudações
    Maria Terra

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...