Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, começa a Celebração das Águas

Por Castor
Uma reflexão sobre o sentido sagrado da água, como fonte de vida. Essa é a proposta principal da Celebração das Águas 2010, que aqui na região está sendo coordenada pelo Comitesinos e pelos municípios participantes do Programa Permanente de Educação Ambiental da Bacia Sinos, apoiado pela REFAP S/A. A idéia é que, até outubro, as ações em cada cidade envolvam principalmente as escolas, em atividades em sala de aula, e saídas a campo, para movimentar também a comunidade.

A estratégia é realizar palestras sobre a importância da água e como a sobrevivência de rios e arroios depende de uma ação consciente da comunidade. Principalmente quanto à preservação da mata ciliar. Os grupos deverão fazer visitas aos cursos d´água, para identificar os pontos críticos de vegetação ribeirinha. Paralelamente, deverão preparar mudas nativas em vasos, para ações de replantio, que deverão ocorrer em setembro.

A idéia é que grupos de monitores ecológicos façam também a leitura dos macrobentos (espécies de insetos aquáticos que servem de bioindicadores) dos cursos dágua, para determinar a qualidade da água em cada local. A técnica foi ensinada pelo Projeto Dourado, em diversas oficinas realizadas pela região, a partir de 2008.

Outra ação que deve ocorrer em todos os municípios é a retirada de amostras da água dos arroios locais. Neste caso, para seguir a tradição de se misturar as águas de toda a região, na cerimônia que deve ocorrer em outubro. O local e a data da celebração ainda devem ser definidos pela equipe.

CALENDÁRIO

O primeiro município a divulgar a programação local da Celebração das Águas foi Sapucaia do Sul. A movimentação no município teve início na última semana e está atualmente na fase de visitas à Escola de Educação Ambiental. Até esta terça-feira (dia 10), um ônibus escolar estará levando os alunos das escolas municipais ao bairro Novo Horizonte. Os estudantes vão conferir de perto a exposição didática de maquetes, mapa hídrico do bairro, fotos de impactos das ações do homem no meio ambiente, imagens de animais existentes na área e fotos de vegetação de áreas inundáveis, além da palestra sobre a importância da mata ribeirinha.

Entre a quarta e a sexta-feira (dias 11 a 13 de agosto), será feita a capacitação de um grupo de multiplicadores de Educação Ambiental do Loteamento Colina Verde, no Bairro Vargas. A turma vai aprender a avaliar os cursos d´água a partir dos macrobentos. O biomonitoramento será colocado em prática na sexta, em uma ação no Arroio Garimpo. O grupo também vai aprender sobre a importância ecológica do arenito Botucatu em Sapucaia, o reconhecimento das ações antrópicas e seus impactos e a identificação dos ecossistemas que cercam os arroios.

Em setembro, repete-se a ação da Escola de Educação Ambiental, mas desta vez é a exposição que vai se deslocar. O público-alvo será as turmas de Educação de Jovens e Adultos, que vão receber palestras sobre os mesmos temas apresentados aos estudantes do Ensino Fundamental. No mesmo mês, no dia 21, o Dia da Árvore será celebrado com uma ação simultânea de plantio de mudas nativas em escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...