C&A planta mil mudas de árvores nativas em Porto Alegre


Ação é idealizada pela Loja Eco, primeira ecologicamente sustentável no Brasil; além de promover a educação ambiental para associados, objetivo é criar abrigos para aves e outros animais

A C&A, maior rede de varejo de moda do Brasil, iniciou o plantio de mil mudas de árvores nativas na região da grande Porto Alegre (RS), resultado de ação que teve início em dezembro de 2009, com a inauguração da Loja Eco, na capital gaucha. Primeira ecologicamente sustentável, a loja disponibilizou em seu lançamento uma “árvore dos desejos”, na qual os clientes penduraram seus sonhos e metas. Para cada mensagem, a C&A comprometeu-se a plantar uma árvore.

Foram mil desejos pendurados e a C&A já iniciou o plantio das mudas. Até o momento, foram plantadas 640 árvores de mais de 80 espécies diferentes, todas nativas da região de Porto Alegre. O local escolhido para receber as mudas foi o Sítio Terra Zen, em Viamão (RS) e todo o trabalho de plantio é realizado com a orientação técnica do renomado ambientalista gaúcho, Adolfo Muller.

Com o reflorestamento, a idéia é unir dois bosques nativos próximos e formar corredores ecológicos que possam servir de abrigo para aves e outros animais em seus deslocamentos migratórios e de repovoamento. Todas as árvores plantadas possuem certificado de origem e foram adquiridas no Jardim Botânico de Porto Alegre. A companhia conta ainda com a orientação técnica do ambientalista gaucho, Adolfo Muller.

Esta ação reforça ainda mais a preocupação da C&A com o meio ambiente. A companhia tem adotado diversas medidas que contribuem para a sustentabilidade do planeta. Como exemplo, a C&A implementou coleta seletiva e a utilização de dosadores de água e de energia em seu escritório central. As lojas de todo o país usam sacolas oxibiodegradáveis, em substituição às de plástico, e adotaram o papel reciclado nas embalagens de presentes e em todo material de papelaria usado na empresa.

Além disso, a C&A também adotou o uso de biodiesel em 100% da sua frota, como forma de reduzir a emissão de poluentes dos caminhões movidos a diesel. Desde 2008, a empresa realiza o controle de qualidade da fumaça emitida pelos caminhões que utiliza. Os veículos aprovados recebem um ‘Selo Verde”, criado pela C&A.

A loja Eco: Inaugurada em dezembro de 2009, em Porto Alegre (RS), trata-se da segunda unidade “verde” da C&A no mundo. A primeira foi inaugurada em 2008, em Mainz, na Alemanha. O espaço em Porto Alegre, que foi totalmente remodelado, adota conceitos de sustentabilidade com o objetivo de racionalizar o consumo de água, de energia e, consequenteme nte, de emissão de C0².

A preocupação ecológica na unidade é percebida desde a utilização de produtos ambientalmente corretos até a criação do espaço de sustentabilidade ao cliente. A loja Eco da C&A localiza-se à Rua dos Andradas, 1620, no Centro – Porto Alegre (RS).

Uma das atrações é o “Espaço Cliente”, um local exclusivo de informações sobre sustentabilidade e com coleções sustentáveis da C&A, como camisetas de algodão orgânico, sacolas retornáveis, chinelos de pneu reciclado e camisetas de malha feitas com garrafas pet recicladas. O local ainda conta com coletor de lixo eletrônico, como celulares, pilhas e baterias; painéis com ações de sustentabilidade da C&A e monitores especialmente treinados para dar informações sobre o assunto.

Outra novidade é o telhado verde na cobertura, com 640 m². Além de promover a biodiversidade, o isolamento térmico possibilita a redução do calor e do frio no interior da loja e, conseqüentemente, a menor necessidade do uso do ar condicionado. A vantagem de se criar esse ambiente agradável aos funcionários é a melhor absorção da água da chuva, evitando-se sobrecarregar as redes pluviais.


Outras iniciativas diminuem os impactos ambientais gerados pela reforma e no funcionamento da unidade. São elas:


• iluminação inteligente, com lâmpadas econômicas e sensores de presença nas escadas;

• paredes claras as quais melhoram as condições térmicas, reduzindo o uso de ar condicionado;

• uso de painéis solares, instalados na cobertura, para o aquecimento da água dos chuveiros;

• gerenciamento remoto de demanda que controla o uso do ar condicionado conforme a temperatura e o número de usuários na loja;

• troca dos motores das escadas rolantes;

• substituição de grande parte dos equipamentos eletrônicos por modelos de baixo consumo, com selo norte-americano EnergyStar;

• chuveiros e torneiras de baixa vazão;

• mictório a seco (sem água);

• sistema de irrigação eficiente, com 50% de aproveitamento de águas pluviais para irrigação do telhado verde, eliminando o uso de água potável;

• uso de tintas com quantidade mínima de substâncias nocivas à saúde.

As medidas visam, também, baixar o consumo de água entre 30% e 40%, em dois anos, e em 20% o de energia.
Fonte: ABERJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...