CONHEÇENDO AS ÁRVORES: MACIEIRA

09/06/2022

Estamos iniciando uma série de artigos sobre as árvores frutíferas que contribuem para nossa saúde e também importantes para o meio ambiente.

Vamos começar com a Árvore Macieira

A macieira nos proporciona deliciosos frutos que são as maçãs. Elas adoram temperaturas mais amenas e por isso desenvolveram-se tão bem no Sul do Brasil.

É uma árvore de médio porte, muito bonita e além de tudo para proteger suas espécies e proliferar a espécie, gera a fruta, a maçã, que tem sabor adocicado e é uma das frutas mais consumidas no nosso país.

Além dos inúmeros benefícios, a maçã ainda pode ser usada na composição de diversas receitas, como vitaminas, doces, bolos e tortas.

Neste artigo vamos mostrar tudo sobre a árvore macieiras, suas características, e a função de cada parte dela, desde a raiz, o caule, a folha, enfim, toda a morfologia dessa árvore frutífera.

Árvores Frutíferas

Elas são cultivadas pelo ser humano desde os primórdios da agricultura, pois elas disponibilizam alimento, e deliciosos frutos, não apenas a macieira, mas muitas outras árvores.

O fruto vem com a função de proteger a semente, e geralmente é composto por uma polpa, uma baga;.esta que pode ser consumida.

Existem milhares de árvores frutíferas espalhadas pelo mundo, cada uma com sua especificidade e característica.

Elas se adaptam aos diferentes lugares, pois cada uma é propícia para uma região; alguns gostam de regiões mais tropicais, como é o caso da goiaba, da jabuticaba, acerola, do abacate, da banana, da amora, entre muitas outras, que desenvolveram-se tão bem em território brasileiro. Mas também existem as que preferem regiões com clima temperado e temperatura amena, como é o caso da ameixa, do damasco, da framboesa e claro, da maçã.

E cada uma se adaptou e foi cultivado nas diferentes regiões do país. Mas algo que elas possuem em comum é a grande quantidade de vitaminas e minerais presentes em sua composição, nos proporcionado muitos benefícios. Algo também que podemos citar que ela possuem em comum, por exemplo, é a morfologia.

A morfologia de uma planta diz respeito às diferentes partes que compõem-a. Ou seja, toda árvore frutífera, mas também diversas outras são compostas por raízes, caule, folhas, flores e frutos. Exemplificaremos para você saber qual a função de cada parte da planta.

Árvore Macieira: Características, Raiz, Caule, Folha e Morfologia

A macieira é uma angiosperma, considerada também uma dicotiledônea, ou seja, plantas com flor, e que a semente (ou embrião) possui um ou mais cotilédones.  .

Elas não atingem grandes alturas, isso depende do espaço que ela tem para crescer. Se estiver em um terreno com vasto espaço, ela é capaz de crescer e se desenvolver até os 10 a 15 metros de altura. A floração acontece principalmente nos meses de abril e maio.

Elas são cultivadas em países com temperaturas amenas, como é o caso do Canadá, Estados Unidos, Portugal, no Sul do Brasil, Argentina entre muitos outros.

A macieira é de origem asiática e do Cazaquistão; ela foi amplamente disseminada pelo Oeste da China, pela rota da seda e através do Mar Negro. Estima-se que ela seja cultivada pelos seres humanos a pelos menos 3 séculos a.C.

Dessa maneira ela espalhou-se por toda a Europa e conquistou o paladar de muitas pessoas; posteriormente foi introduzida em território americano, tanto América do Norte quanto América do Sul, onde teve ótima adaptabilidade nas regiões mais frias do continente e até hoje é cultivada em larga escala, para o comércio, consumo da população e exportação.

No Brasil, mais precisamente, ela chegou no ano de 1929, com o incentivo fiscal proporcionado pelo governo para as primeiras plantações de macieiras no sul do país.

É conhecida cientificamente como Malus Domestica, mas popularmente recebeu o nome macieira, devido aos deliciosos frutos que são as maçãs. Claro existe uma vasta variedade de maçãs e de espécies.

Como por exemplo: a maçã gala, a maçã fuji, a argentina e ainda existe a saborosa maçã verde; elas são capazes de proporcionar muitos benefícios ao nosso corpo, mas vamos falar agora da morfologia delas, das diferentes partes que compõem a árvore.

Raiz 


Suas raízes são denominadas de pivotantes, ou seja, existe uma raiz principal que se penetra até as camadas mais profundas do subsolo. Ela também estabiliza a árvore no solo, tornando-a forte, desenvolvida e fixa na terra.

Ela possui tamanho superior às outras e desta maneira, é capaz de absorver e transferir para a planta uma enorme quantidade de minerais, água e minerais oriundos do solo.

Caule

O caule tem a função de transportar o que é absorvido pelas raízes, ou seja, conduzir; no caso da macieira, ela possui um caule liso e amarronzado.

Folhas


As folhas da macieira são reticuladas, ou seja, suas nervuras são ramificadas e formam uma “rede”, um conjunto que dá um aspecto visual interessante e chama a atenção de quem avista pela primeira vez.

Elas também possuem alguns pelos, nas folhas e nas sépalas, para proteger do frio e para um melhor desenvolvimento da planta.

Vamos falar agora do principal desta árvore, o seu fruto, a maçã. Uma saborosa fruta, adocicada, que conquistou o paladar de todos que a experimentam ,tornando-a uma das frutas mais populares do mundo inteiro.

Maçã: Uma Fruta Essencial



A maçã é uma fruta essencial em qualquer mesa do mundo. Ela possui uma vasta variedade espécies e incríveis benefícios para nossa saúde.

Os frutos são avermelhados, uns com tom mais escuro, outros com tom mais claro e são considerados de porte médio, com apenas alguns centímetros.

O principal consumo da maçã é in natura, mas ela também é muito utilizada para fazer sucos, compotas, vinagre. bebidas alcoólicas, além de deliciosas tortas e bolos.

Como a fruta possui um tempo de vida curto após a colheita, ela é destinada principalmente para a indústria, onde é feito o suco de maçã.

Não é a toa que ela bastante consumida no mundo inteiro, ela possui excelentes benefícios, e alguns são eles:

Desintoxicação do organismo

Diminuir o risco de diabetes

Deixar os dentes mais brancos

Ossos mais saudáveis, devido a presença de cálcio

Muitos outros benefícios vitais para saúde

Consuma frutas, elas são essenciais para a nossa saúde, para o nosso organismo e para o bem estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...