Alunos do Galois visitam lixão da Estrutural


12/09/2012

Na quinta-feira, 13 de setembro, 300 alunos do Colégio Galois de 6ª a 8ª séries, com idades entre 11 e 14 anos, participarão da Saída Pedagógica para visitar o Lixão da Cidade Estrutural. A partida do colégio está marcada para 14h, com retorno previsto para 17h. Durante a visita, haverá palestra de um líder comunitário sobre reciclagem. A atividade tem o propósito de ampliar temas importantes estudados nas disciplinas de Português e Literatura (poesias de catadores de lixo e trabalho infantil), História e Geografia (Consumismo, Revolução Industrial, Capitalismo e o meio ambiente), Ciências Biológicas (chorume e seus efeitos) e Educação Bíblica (solidariedade).

As turmas estarão sob a coordenação dos professores Renata Fontenele, da cadeira de Ciências Humanas, Carlos Alexandre, coordenador da cadeira de Ciências Biológicas, e Nei Vieira, diretor pedagógico do Ensino Fundamental II.  Mais que aprender, os estudantes também levarão doações de alimentos não-perecíveis, roupas, sapatos, agasalhos, cobertores, livros e brinquedos para a comunidade do local. “O objetivo é ver na prática os fundamentos teóricos estudados em aula e também realizar, de forma concreta, ações de solidariedade, uma vez que faz parte de nossa proposta pedagógica a formação de cidadãos mais conscientes, mais justos e fraternos”, explica Renata.

No retorno, será montado um mural de fotos. Nas salas de aula serão promovidos debates nas seguintes disciplinas:

Biologia – continuação do livro trabalhado em sala, “Lixo e sustentabilidade”, abordando agora a questão do chorume e seus efeitos. O gás metano e os problemas ambientais em função do acúmulo do lixo.

Português – análise de textos sobre o assunto, poemas de ex-catadores de lixo de Brasília, redações sobre temas ligados ao assunto.

Literatura – análise do livro Oliver Twist que se passa em plena Revolução Industrial, como viviam as crianças, a questão do trabalho infantil e uma comparação com a realidade brasileira atual, tanto sobre o trabalho infantil, como o trabalho escravo.

Geografia - Consumismo, Revolução Industrial, Industrialização, suas causas, efeitos e consequências para o meio ambiente.

História - Revolução Industrial, ontem e hoje. Escravidão. Trabalho infantil ontem e hoje. Preconceito racial e social. Capitalismo e seus reflexos.

Educação Bíblica - solidariedade, voluntariado, amor ao próximo, contato com realidades diferentes das vivenciadas por eles e desapego aos bens materiais.

Curso online de Biologia e Taxonomia de Macroinvertebrados Aquáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...