PROJETOS AMBIENTAIS


O Pantanal é hoje um dos últimos grandes refúgios para a onça-pintada ao longo de toda a sua distribuição geográfica. Para garantir a conservação dessa espécie no Pantanal pesquisadores criaram o PROJETO ONÇA-PINTADA (www.jaguar.org.br) que atua em duas linhas.

A primeira trabalha com o monitoramento em longo prazo da população de onças-pintadas na região, e a segunda monitora a predação de gado por onças-pintadas e aplica ações de manejo compensando financeiramente o fazendeiro por cada cabeça de gado comprovadamente predada e oferecendo assistência médica, odontológica e educacional à comunidade de funcionários das propriedades parceiras do Projeto Onça-Pintada.

A base de pesquisa do Projeto Onça-Pintada - Pantanal localiza-se no Refúgio Ecológico Caiman - MS, e as atividades abrangem até o presente, a área de 12 propriedades rurais do seu entorno. Para o monitoramento das onças duas metodologias são utilizadas: armadilhas fotográficas e a radiotelemetria.

A primeira registra os animais da região através de câmeras fotográficas instaladas no campo, permitindo que sejam catalogados, contados e monitorados ao longo do tempo. Como cada onça-pintada possui um padrão de pintas exclusivo, é possível fazer a sua individualização através das fotografias. O segundo método consiste em capturar as onças-pintadas e equipá-las com uma coleira contendo um radiotransmissor.

Desta forma, cada onça marcada pode ser monitorada a distância e seus hábitos registrados ao longo do tempo. Através da combinação dessas duas metodologias será possível acompanhar se a população de onças-pintadas na região está diminuindo, aumentando ou se mantendo estável. Essas informações são essenciais para implementar ações para a conservação da espécie e avaliar seu risco de extinção na região.

Até o momento 17 onças-pintadas foram capturadas para a colocação de radio-colares e coleta de material biológico (sangue e ectoparasitas) para análise genética e sanitária. Através das armadilhas fotográficas mais de 30 indivíduos já foram individualizados.
Por: Leandro SilveiraCoordenador do Projeto Onça-Pintada
Mais informações: Instituto Onça-Pintada

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...