DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

O termo diversidade biológica foi criado por Thomas Lovejoy em 1980, sendo que a palavra Biodiversidade foi usada pela primeira vez pelo entomologista E. O. Wilson em 1986, num relatório apresentado ao primeiro Fórum Americano sobre a diversidade biológica, organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA (National Research Council, NRC). A palavra "Biodiversidade" foi sugerida com a finalidade de substituir diversidade biológica.
O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado em 1993, pelo 2º Comitê da Assembléia Geral das Nações Unidas e inicialmente celebrado a 29 de dezembro.

Em 29 de dezembro de 2004, a Assembléia Geral da ONU proclamou, na resolução n.° 49/119, o dia 29 de dezembro como Dia Internacional da Biodiversidade. Logo após a 55ª Reunião da AG (Resolução 55/201, de 20 de dezembro de 2000), foi instituído o dia, em que passou a ser comemorado em 22 de maio. coincidindo com o aniversário da adoção da Convenção para a Diversidade Biológica, que ocorreu em 1992, durante a Cimeira do Rio.

O que é a Biodiversidade?
A BIODIVERSIDADE ou DIVERSIDADE BIÓLOGICA (Grego: bios = vida) é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos conscientizados no mundo todo.
A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas. Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia.

O BRASIL foi o primeiro país a assinar a Convenção sobre Diversidade Biológica e, para cumprir com os compromissos resultantes, vem criando instrumentos, tais como o Projeto Estratégia Nacional da Diversidade Biológica, cujo principal objetivo é a formalização da Política Nacional da Biodiversidade; a elaboração do Programa Nacional da Diversidade Biológica - PRONABIO, que viabiliza as ações propostas pela Política Nacional; e o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO, o componente executivo do PRONABIO, que tem como objetivo principal apoiar iniciativas que ofereçam informações e subsídios básicos sobre a biodiversidade brasileira. A Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio) é o ponto focal técnico da Convenção sobre Diversidade Biológica no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...