.

Dia da Língua Portuguesa celebra diversidade dos países lusófonos

Países de Língua Portuguesa. Imagem: Cplp

06/05/2016

Evento de 5 de maio comemora também os 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp; embaixador do órgão fala sobre a importância do idioma, língua oficial em nove países; festa da ONU tem música e culinária.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Foi comemorado neste 5 de maio o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, com eventos celebrando a diversidade dos nove países que tem o português como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Como em todos os anos, a sede das Nações Unidas, em Nova York, é palco de um evento que homenageia a música e a culinária dos países lusófonos, que juntos, abrigam mais de 250 milhões de pessoas.

Duas Décadas

A festa ocorreu na noite desta quinta-feira, com a cantora caboverdiana Fantcha interpretando canções e com a chef portuguesa Luísa Fernandas apresentando pratos da culinária lusófona.

As comemorações são mais especiais em 2016, porquê a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, completa 20 anos. Em entrevista à Rádio ONU, de Lisboa, o secretário-executivo da entidade, Murade Murargy, destacou o papel do idioma para o mundo dos negócios.

Difusão

"A língua portuguesa entrou também na área econômica, na área de negócios. Tem saído muita literatura nesta matéria, em que a língua portuguesa é considerada uma língua de negócios. Hoje temos países que não são membros da Cplp, mas que estão desenvolvendo grandes projetos para a promoção e divulgação da língua portuguesa. Temos o caso da China, dos antigos países leste (europeu), países africanos também, empenhados no ensino do idioma. A língua portuguesa hoje é uma língua de comunicação, da ciência, da tecnologia e estamos tentando valorizá-la cada vez mais."
Segundo Murarde Murargy, o tema da celebração é "Cplp 20 Anos – A Diversidade Cultural Que Nos Une". O representante destaca também que a capital Brasília deve abrigar, ainda este ano, uma conferência sobre os países lusófonos, onde será adotada uma declaração sobre o futuro do bloco.

Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...