.

Conselho de Segurança critica falha em manter cronograma das eleições no Haiti

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

15/05/2016

Acordo, firmado em 5 de fevereiro, previa plano para ciclo eleitoral com prazos estabelecidos para o pleito; órgão pediu a partidos e atores políticos que promovam diálogo e sentido de urgência para resolver a crise.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas afirmou que está profundamente decepcionado com a falta de eleições no Haiti.

Em nota, o órgão da ONU disse que atores políticos falharam no cumprimento da realização das eleições e da data para tomada de posse. Os prazos tinham sido estabelecidos num acordo selado em 5 de fevereiro. O documento previa um plano para a conclusão rápida do ciclo eleitoral.

Parceiros internacionais

Os 15 países-membros do Conselho pediram ao Haiti que assegure o retorno imediato à ordem constitucional.

Os integrantes do Conselho também ressaltaram o aumento no número de desafios enfrentados pelo Haiti. Para eles, os problemas só poderão ser resolvidos com uma coordenação estreita entre um governo, democraticamente eleito, a sociedade civil e os parceiros internacionais do país caribenho.
Ainda na nota, o órgão elogiou a restabelecimento do Conselho Eleitoral Provisório e a criação de uma comissão para avaliar e verificar as eleições, realizadas em 2015.

Esforços

O documento também condenou, de forma dura, qualquer tentativa de desestabilizar ou manipular o processo eleitoral. O Conselho de Segurança citou como exemplos casos de violência e pediu aos candidatos e partidos políticos que se abstenham de qualquer ato que possa levar à desestabilização.

O trabalho da Polícia Nacional Haitiana com o apoio da Missão de Estabilização da ONU no Haiti, Minustah, foi elogiado pelo Conselho de Segurança, assim como os esforços da missão para manter paz e proteger os civis.

O subsecretário-geral para a área, Hervés Ladsous, deve visitar o Haiti para transmitir o sentido de urgência manifestado pelo Conselho de que a crise política seja resolvida o mais rápido possível.

Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...