SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: O QUE É E BENEFÍCIOS


14/07/2020

Já ouviu falar da importância da sustentabilidade empresarial, mas não sabe como ela deve ser implementada no negócio?

Então, siga com a leitura deste texto.

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da organização e incentivar o desenvolvimento da sociedade.

Justamente por isso, ela faz parte do planejamento estratégico da empresa e precisa ser vista como prioridade na gestão.

Afinal, a sustentabilidade é dever da organização, mas vai além disso.

Ela contribui para o crescimento do negócio, melhora sua imagem perante o consumidor e aumenta a vantagem competitiva.

Ficou curioso sobre os melhores caminhos para colocar esse plano em prática?

Então, explore os tópicos abaixo:

O que é sustentabilidade empresarial 
Qual a importância 
Práticas de sustentabilidade 
Vantagens 
Como desenvolver 
Como tornar a empresa mais sustentável 
Pilares da gestão 
O papel do coaching.

O que é sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações e políticas que têm como objetivo o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Assim, o intuito da empresa deve ser o de crescer e atuar de maneira consciente, adotando práticas que reduzem impactos negativos, desde as operações internas até o produto final.

No livro Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes (Appris e Livraria Eireli, 2017), Christiane Veloso e Ana Agustinho afirmam que as empresas devem cada vez mais contribuir com o desenvolvimento sustentável.

“Uma organização empresarial é reconhecida como ecoeficiente quando fornece produtos e serviços a preços competitivos, que satisfaçam as necessidades humanas, trazendo qualidade de vida, enquanto reduz progressivamente os impactos ecológicos e a intensidade do uso de recursos naturais”, dizem.

De acordo com o Guia de sustentabilidade empresarial da Organização das Nações Unidas (ONU), a sustentabilidade é imperativa para os negócios de hoje.

“Essencial para o sucesso corporativo em longo prazo e para garantir que os mercados agreguem valor em toda a sociedade”, destaca o documento.


Qual a importância da sustentabilidade empresarial?


Praticar a sustentabilidade empresarial é crucial para criar uma imagem positiva da empresa perante o consumidor e ganhar vantagem competitiva.

Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora em relação à sustentabilidade dos produtos.

Pense, por exemplo, na explosão de marcas que investem em produtos veganos, desde roupas a cosméticos, ou itens eco-friendly, como os canudos de aço e papel, que substituem os canudos de plástico.

Tudo isso faz parte da tendência de consumo.

“O cenário atual é um panorama que está cada vez mais humanizado e que cobra a mesma postura por parte das organizações”, diz Tiago Reis, CEO da casa de análise financeira Suno Research, em um artigo para o jornal O Estado de São Paulo.

E se você não quer ficar atrás da concorrência, adotar a sustentabilidade empresarial também deve ser uma prioridade.

De acordo com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) de 2018, 98% das empresas buscam incorporar aspectos de sustentabilidade nas metas de desempenho dos funcionários.

E você não quer fazer parte dos 2% que ficam de fora, não é mesmo?


Como práticas sustentáveis podem ajudar no crescimento dos negócios?

Além de contribuir para a imagem da empresa, as práticas sustentáveis ajudam no crescimento dos negócios.

Um dos principais pontos está na redução de custos de produção.

Estratégias como reciclagem, reutilização de água e reaproveitamento de matéria-prima contribuem para a economia nos processos da empresa.

Outro aspecto é a satisfação dos colaboradores, contribuindo para o ganho de motivação e produtividade que levam à alta performance.


Quais são as práticas de sustentabilidade empresarial?


Práticas de sustentabilidade empresarial vão desde o início da produção à chegada do produto ao consumidor final.

Também dizem respeito às rotinas da empresa e ao uso de matéria-prima.

Dicas e ideias de boas práticas de sustentabilidade empresarial

Confira, a seguir, boas práticas que você pode implementar na empresa.

Muitas delas são simples, enquanto outras envolvem maior esforço e conhecimento por parte da organização.

Na produção
Reciclagem de materiais 
Reutilização de sobras de matéria-prima 
Uso de materiais ecológicos 
Racionamento de recursos como água e energia elétrica 
Uso de filtros para barrar a emissão de poluentes no meio ambiente 
Descarte adequado de esgoto e resíduos químicos

No ambiente de trabalho
Eliminação de copos descartáveis 
Utilização de lâmpadas de LED 
Economia de água e energia 
Lixos de coleta seletiva nos ambientes de trabalho 
Troca de documentos online para evitar impressões 
Incentivo ao uso de transportes alternativos (como vale-transporte ou vans que levam e trazem os colaboradores)

No produto final
Uso de materiais recicláveis para produzir as embalagens 
Ao invés de sacolas plásticas, utilização de sacolas biodegradáveis 
Redução do volume da embalagem ao máximo

Quais as vantagens das práticas empresariais sustentáveis?


Existem diversas vantagens de implementar práticas empresariais sustentáveis.

No livro Administrando Micro e Pequenas Empresas (Elsevier, 2010), Antonio Lemes e Beatriz Pisa destacam que as exigências quanto à sustentabilidade não devem ser uma simples obrigação para as empresas.

De acordo com os autores, elas são importantes para:
Atender às demandas e ganhar vantagem competitiva 
Incentivar a inovação, adequando produtos e serviços às exigências do consumidor 
Ter acesso aos incentivos e financiamentos governamentais 
Compor a estratégia para atrair novos mercados para os produtos e serviços da empresa.

Em outras palavras, as práticas empresariais sustentáveis devem fazer parte da estratégia de gestão, devido às vantagens que proporcionam  — algo que vai além dos valores éticos e legais envolvidos.

Outros benefícios da sustentabilidade empresarial incluem:
Redução de custos de produção, desde os materiais ao uso de energia e água 
Melhor posicionamento da empresa no mercado 
Motivação e engajamento dos colaboradores 
Auxílio no desenvolvimento sustentável da sociedade 
Valorização das ações da empresa em bolsas de valores 
Satisfação do consumidor 
Atratividade para investidores.

Como desenvolver a sustentabilidade empresarial?


Para desenvolver a sustentabilidade empresarial, é essencial que esse compromisso seja integrado à cultura organizacional da empresa. Confira cinco dicas.

1. Envolva-se com os stakeholders

Em um artigo para o site Eco Age, o gerente de projetos Simon Evans aponta que o primeiro passo é conhecer cada pessoa, grupo ou empresa que o seu negócio impacta positiva ou negativamente.

“Uma vez que você se envolve ativamente com seus principais interessados, pode identificar onde você pode trabalhar em conjunto para impulsionar sua estratégia de sustentabilidade”, aconselha.

2. Elabore o planejamento estratégico

No planejamento estratégico, defina quais ações e políticas sustentáveis serão implementadas na empresa.

Em artigo para o site Business, Yaniv Vardi, gerente geral da Panoramic Power, orienta que é preciso considerar as iniciativas possíveis para chegar aos seus objetivos.

A dica é refletir sobre o potencial, impacto e custos de cada projeto, seu nível de dificuldade e recursos necessários.

“Por exemplo, para reduzir o consumo de energia, você pode comparar várias soluções de tecnologia, pesando opções de adaptação de equipamentos e considerando os custos associados a uma programação de manutenção prescritiva”, diz o autor.

3. Monte uma equipe

Yaniv Vardi também afirma que a liderança em sustentabilidade precisa incluir pessoas de todos os níveis, departamentos e localizações geográficas para implementar as ações.

“Sua equipe será responsável pela definição de metas, engajamento, estabelecimento de processos, medição e análise de resultados”, pontua.

4. Promova treinamentos

Para uma boa implementação de sustentabilidade empresarial, é preciso investir em treinamentos com os colaboradores da empresa.

Promova treinamentos sobre sustentabilidade no ambiente de trabalho, desde a separação correta dos lixos à importância de políticas e ações voltadas à redução do impacto social e ambiental.

5. Faça análises periódicas

Isso é fundamental para avaliar a atuação da empresa, fazer melhorias contínuas e ajustar a estratégia conforme os resultados que apresenta.

Yaniv Vardi aconselha que as iniciativas da empresa sejam SMART.

Traduzindo da sigla em inglês, significa que elas precisam ser:
Específicas 
Mensuráveis 
Atingíveis 
Relevantes 
Temporais

Como tornar a empresa mais sustentável?


O primeiro passo para tornar a empresa mais sustentável parte da própria gestão e liderança.

Ambas precisam compreender a importância da sustentabilidade e se comprometer com a implementação na empresa.

Afinal, a gerência e os líderes são responsáveis por tomar decisões que impactam diretamente o negócio e conduzir a equipe rumo aos objetivos organizacionais.

A partir desse compromisso, a empresa deve analisar todos os seus processos, incluindo os processos dos fornecedores.

O objetivo é avaliar o impacto desses processos tanto no meio ambiente quanto na sociedade e comunidades que vivem próximas à empresa.

Questões como emissão de poluentes, descarte de materiais e resíduos, coleta de lixo e reciclagem devem fazer parte do mapeamento.

Conforme os critérios e práticas sustentáveis, o próximo passo é fazer um planejamento das ações que precisam ser alteradas na empresa.

Isso deve ser feito com a legislação em mente, já que as leis ambientes ditam as obrigações das empresas em relação à sustentabilidade.

No entanto, não adianta colocar a sustentabilidade em prática apenas para favorecer a imagem da empresa no mercado.

Adotar um discurso sustentável e investir em marketing, sem de fato colocar medidas em prática e tornar isso uma prioridade na empresa, é conhecido como greenwashing.

Como surgiram os Indicadores de Sustentabilidade?

Os indicadores de sustentabilidade surgiram como uma alternativa para avaliar o desempenho das economias, considerando a sustentabilidade nas análises.

No âmbito das empresas, eles são relevantes para mapear e servir como referência para a gestão a partir do conceito de sustentabilidade.

Indicadores de Sustentabilidade

Há diferentes indicadores de sustentabilidade que se aplicam às empresas.

Por isso, sempre é importante estar atento às suas características e aplicações.

Exemplo é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que compara a performance das empresas listadas na Bolsa de Valores sob o aspecto da sustentabilidade corporativa.

O índice foi originalmente financiado pela Corporação Financeira Internacional (IFC), e sua metodologia desenhada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

Outro exemplo é a ISO 14001, uma das normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO) e que se refere aos requisitos para que as empresas identifiquem, controlem e monitorem aspectos ambientais aos quais se relacionam.

Quais são os pilares de uma gestão sustentável?


A gestão sustentável é baseada em três pilares: social, econômico e ambiental.

Ou seja, é preciso implementar ações sustentáveis nesses três âmbitos para compor uma estratégia completa. Conheça cada um deles.

1. Social

O pilar social consiste na relação da empresa com o seu capital humano, desde funcionários a consumidores, e na implementação de práticas que fomentem o desenvolvimento sustentável da sociedade.

2. Econômico

É a responsabilidade da empresa em relação ao desenvolvimento da sociedade, oferecendo emprego, renda e lucratividade, de modo que gerem bem-estar para a comunidade em que está inserida.

3. Ambiental

Trata-se do impacto dos processos e produtos da empresa no ambiente ambiente a curto, médio e longo prazos.

O objetivo da sustentabilidade empresarial é minimizar esses impactos ao máximo.

Tripé da sustentabilidade

Em uma entrevista para a revista Exame, o especialista em sustentabilidade Roseli Capudi salienta hoje a liderança sustentável ainda está muito ligada à natureza.

Isso, segundo ele, precisa ser desmistificado, abordando o conceito amplo do tripé da sustentabilidade.

“As empresas precisam gerar valor para as pessoas e manter o equilíbrio da sustentabilidade, seja com ações voltadas ao meio ambiente, ao aspecto econômico ou ao social”, reflete.

Ações essenciais para o meio ambiente e a comunidade

Anteriormente, você já conferiu as principais dicas de práticas de sustentabilidade empresarial.

Tenha em mente que todas as ações citadas são essenciais para o meio ambiente e a comunidade, pois reduzem o impacto da empresa de uma maneira ou de outra.

Lembre-se de que isso vai desde ações simples no ambiente de trabalho, como a eliminação de copos descartáveis, aos cuidados da produção, como a eliminação correta de resíduos e produtos químicos, por exemplo.

Além disso, outra estratégia que você pode implementar é a criação de projetos sociais com a comunidade onde a empresa está inserida, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre a sustentabilidade.

Então, que tal iniciar o planejamento da sustentabilidade empresarial do seu negócio?

O primeiro passo para isso você encontra no próximo tópico.


Gestão e sustentabilidade empresarial


Para implementar a sustentabilidade empresarial, a iniciativa deve surgir sobretudo da gestão.

De acordo com a ONU, a liderança deve enviar um sinal forte a toda a organização a respeito da importância da sustentabilidade e suas responsabilidades.

“A mudança efetiva começa com a liderança da empresa”, aponta o guia de sustentabilidade empresarial.

Portanto, é imprescindível que a sustentabilidade faça parte da gestão estratégica.

Se essa é uma prioridade e uma missão do negócio, a sustentabilidade é aplicada de maneira consistente.

Como gestor, você não deve enxergar essas diretrizes em prol do meio ambiente como mera obrigação.

“Pode-se mudar tudo sobre o seu negócio, com exceção de suas crenças fundamentais”, afirma Samiksha Jain, em um artigo para a revista Entrepreneur.

Assim, vale a pena perguntar: “Você acredita, de fato, que o meio ambiente merece atenção e cuidado dentro da sua empresa?

Parte daí o impulso necessário para alinhar a organização rumo a um futuro mais sustentável.

É preciso enxergar essa visão como uma peça importante na estratégia e responsabilidade da empresa, assim como uma forma de ganhar vantagem competitiva.

No livro Gestão socioambiental: estratégias na nova era da sustentabilidade (Elsevier, 2008), Takeshy Tachizawa e Rui Otávio Bernardes de Andrade afirmam que a responsabilidade socioambiental é a resposta natural das empresas ao novo cliente.

De acordo com eles, as empresas verdes serão a principal forma de empreender no futuro de maneira duradoura e lucrativa.

“Em outras palavras, quanto antes as organizações começarem a enxergar a sustentabilidade como seu principal desafio e como oportunidade competitiva, maior será a chance de que sobrevivam”, apontam os autores.


O papel do coaching


Se você está em busca da implementação de uma estratégia de sustentabilidade empresarial, pode contar com o apoio do coaching.

A metodologia é voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais.

Também é empregada para atingir objetivos profissionais.

Uma das principais vantagens é que o coaching dá suporte na criação de um plano de ação com metas e objetivos a serem alcançados.

Nesse caso, você pode optar pelo coaching executivo ou de lideranças, que são segmentos focados na gestão de empresas.

Com o apoio do coach, você conseguirá não apenas desenvolver habilidades para engajar a equipe, mas também criar uma estratégia com objetivos consistentes para elevar a performance.

Ou seja, primeiro se define o estado desejado, onde se quer chegar, e depois o coaching traça o caminho até ele.


Conclusão


Depois de ler este texto, como você enxerga a responsabilidade da sua empresa em relação ao meio ambiente e à sociedade?

Se você ainda não pratica a sustentabilidade empresarial, é hora de começar.

Ela não é importante apenas para cumprir as obrigações legais da empresa e agir com ética.

Também se trata de um instrumento importante para o crescimento da empresa, criando uma imagem positiva, atendendo às demandas do consumidor e ganhando vantagem competitiva.

Mas lembre-se de que a implementação da sustentabilidade empresarial começa com a gestão e a liderança.

Afinal, se quem está à frente do negócio não engajar toda a equipe, fica praticamente impossível montar uma estratégia eficiente, não é mesmo?

E para ajudar nesse processo, que tal adotar o coaching?

Essa metodologia será útil para definir metas, planos de ação e desenvolver competências importantes para a gestão liderar o futuro sustentável da equipe.

Fonte: SBCoaching


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