Importância dos Alimentos

ABACATE - Nutritivo, anti-ácido e laxativo. Contem vitaminas A, B1 e B2, cálcio, fósforo ferro e magnésio. Sua gordura é de fácil digestão. Ajuda a combate a anemia e prisão de ventre.
ABACAXI - Diurético brando, vermífugo, calmante da tosse e expectorante benéfico nas doenças do aparelho respiratório, facilita a digestão e desobstrui o fígado. Contem vitamina C e pequena quantidade de vitamina B1. Auxilia na digestão, especialmente das carnes. Contem bromelina, um antiinflamatorio que previne dores de garganta e resfriados. É o suco diurético que ajuda a perder peso.
ACEROLA - Possui vitamina C. É considerada “milagre vegetal” por sua exuberante produção. Em 100 grs. da folha da fruta há 5 mil unidades de vitamina C. possui ferro, tanino, vitaminas. O fruto comestível é antidesintérico, diurético, antifebril.
ALFACE - Possui sais de enxofre, silício e fósforo vitais para saúde dos cabelos e da pele.
ALHO - Anticoagulante, protege o fígado, antiinflamatório, combate viroses, diurético, antioxidante, antibiótico, estimula o sistema imunológico, previne o diabetes, reduz o colesterol, dissolve gorduras.
ALMEIRÃO - Fonte de vitaminas e sais minerais, ótimo para o fígado e a Vesícula.
ALPERCE (damasco) - Convêm às pessoas que necessitam de um tratamento ao mesmo tempo tônico e depurativo. Combatem a obesidade e náuseas.
AMEIXA - Tem virtudes laxativas e purificadoras. Estimulam o fígado e intestino.
AMÊNDOAS DOCES - Neutralizam a acidez do sangue.
AZEITONA – Combate a prisão de ventre e os cálculos biliares.
BANANA - Contém ferro, cálcio e fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina C. Alimentícia e laxativa.
BETERRABA - Rica em vitaminas e sais tanto nos tubérculos c/ nas folhas.
BRÓCOLIS - Previne o câncer, antiinflamatório, combate viroses, protege o fígado, antibiótico, anticoagulante, reduz o colesterol, combate a dor muscular, diminui a pressão arterial e analgésico.
CAFÉ - A bebida é exaltante do sistema nervoso, ativa o cérebro, os músculos cardíacos, age nas febres, coqueluche, diarréia. É antídoto para embriaguez, ópio, morfina. Contém cafeína, cafeona, graxas, óleo, azoto, tanino, caseína, glucose, potássio, dextrina, cobre, litina, rubídio etc... estimula a memória.
CAJU - É uma das frutas + ricas em vitamina C. A casca é usada p/ gargarejos e cicatrizações. O suco é diurético, antifebril, antidiabético, antisifilitico, antiescorbutico, calmante. Em 100 grs. de polpa tem 219mg de vitamina C. Nas análises foram encontrados glucose, tanino, sais minerais e concentração de vit. C, ácido cardol e anacárdio.
CAQUI - Rica em vitaminas A, C, contém glucose, potássio, tanino. As sementes são abortivas; é considerada diurética e digestiva.
CARAMBOLA - Indicada como antiescorbútica, antifebril, nas erupções cutânias, manchas, etc. encerra ácido oxálico, sais e vitaminas.
CASTANHAS - Alimentícias, ativam o intestino e aliviam os rins.
CASTANHA DO PARÁ - Seu uso é indicado como emoliente, antianêmico, nutritivo, contem óleo, oleina, estearina, fécula, açúcar, celulose, nitrogênio, sais minerais, fósforo, etc.
CEBOLA - Previne doenças cardiovasculares, antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, antibiótico, dissolve gorduras.
CENOURA – Antialérgico, antiinflamatório, tratamento do câncer de mama, bexiga e próstata, laxante combate viroses, antioxidante, reduz o colesterol, vasodilatador, tratamento da asma, previne a catarata.
CEREJA – Ajuda a fortalecer o sangue, dão boa cor e favorece a função renal. As hastes das frutas são consideradas laxantes, diuréticas. As frutas são usadas como emolientes, calmantes, diuréticos: 100 grs. De polpa contem 300 unidades de vitamina A – nas analises foram encontrados açúcar e pectina. Antiacidas, combatem indigestões, anemia, gota e reumatismo.
COUVE - Combate tosse e rouquidão
FEIJÃO - Contra anemia, contem ferro, fibras e proteínas. Protege contra infecções e ajuda a reduzir riscos e doenças do coração, rico em vitaminas do complexo B. na gravidez previne contra a má formação do feto. Aumenta a fertilidade dos homens.
FIGOS - São nutritivos em alto grau. Os figos contem ferro, fósforo e cálcio; vitaminas A, 1 e B2. Os figos são tônicos, laxativos e urificadores do peito e pulmões.
FRAMBOESA - Acalma a excitação nervosa e purifica o sangue.
GOIABA - Contem cálcio, ferro e vitamina C.
LARANJA - É tônica, calmante e purificadora. Rica em vitamina C, tem pequenas quantidades de vitamina do complexo B. Tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço. Alcalinizam o sangue, e dissolvem o ácido úrico.
LIMÃO - É tônico e diaforético. O ácido cítrico, a pectina, a limonina, o pinene e a felandrina são alguns dos princípios ativos que fazem do limão excelente remédio contra o escorbuto, hemorragia, distúrbio estomacal e intestinal, anomalias relativas ao ácido úrico, arteriosclerose, nevralgias, hemicranias, hipertensão, obesidade e metabolismo basal alterado. Desinfeta feridas e cura afecções da boca e garganta. É desintoxicante, adstringente e desinflamante.
MAÇA – Contem quercetina, substância que protege os pulmões dos efeitos da poluição. As fibras funcionam como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. É recomendada nas afecções de estômago, bexiga e rins. Antiacidas, ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico.
MAMÃO - Vitamina A, vitaminas do complexo B e C. possui papaina, uma substancia que auxilia a digestão. As sementes podem ser ingeridas para auxiliar o trabalho intestinal. Laxante calmante ideal para quem tem estômago sensível.
MANGA - Possui potassio, betacaroteno, rica em vitamina A e C, fortalece o cabelo, a pele e as unhas.
MARACUJÁ – Fonte de fibras, potássio e vitamina B12, Serve como calmante.
MELANCIA - De propriedade diurética, enérgicas e laxante suave. Tratamento Artrite, reumatismo, acidez gástrica, dispepsia, afecções dos Rins e da bexiga. Batida junto c/ sementes em forma de suco, serve como vermífuga e diurética.
MELÃO - Utiliza-se em casos especiais, como emoliente, laxativo e diurético. São nutritivos.
MORANGO - Além do seu aroma e gosto especial, têm propriedades antigotosas e vermífugas. As espécies silvestres dissolvem as concreções articulares do ácido úrico. Contem cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Boas quantidades de vitaminas B1 e C. Seu poder de hidratar e nutrir faz com que seja largamente usado na área da estética.
Funciona como digestivo, e agente eliminador das toxinas. O suco da fruta, tomado após as refeições, tonifica todo o organismo, ajuda a combater a taxa de colesterol no sangue. O ácido salicílico, que o morango contém em abundância, é uma substancia recomendada para o tratamento da gota e do reumatismo. As raízes do morango, cozidos em pouca água. Ele vai ajudar a manter os rins e o fígado em bom funcionamento. O chá que deve ser feito com os caules ajuda a eliminar catarros pulmonares, pedras nas bexiga e afecções da vesícula, além de combater a queda dos cabelos. As folhas podem ser usadas em compressas para eliminar irritações da pele ou acelerar o processo de cicatrização de feridas.
PASSAS - Ativam a combustão orgânica, o cérebro e os rins.
PÊRA - É muito digestiva. Diurética e purificadora do sangue
Pêssego - Contem vitamina A, vitamina C; cálcio, fósforo e ferro em pequenas quantidades. Laxativos, diureticos e alcalinos.
PIMENTA VERMELHA - A Capsaicina(substancia encontrada na casca do fruto) pode ter efeito anticancerígeno. A pimenta pode impedir o fígado de transformar hidrocarbonetos poliaromáticos (componentes encontrado nas carnes defumadas e grelhadas) e aflatoxinas (toxina encontrada em grãos e seus produtos industrializados) em substâncias tóxicas que facilitam o desenvolvimento do câncer.
A capsaicina reduz a dependência da nicotina, elimina a sensação de estômago pesado, ajuda a dissolver as gorduras, reduz o nível de triglicérides e o de colesterol no sangue.
REPOLHO - Antibiótico, combate a dor muscular, auxilia na prevenção do câncer.
TÂMARAS - Aumentam o calor orgânico e energia nervosa.
TOMATE - Rico em substâncias nutritivas e vitaminas, e sob forma de suco constitui alimento incomparável para a criança. São diuréticos, Laxativos, digestivos e tônicos. Curam hemorróidas, eliminando Ácido úrico tirando as sementes, debelam gripes, tosses, rouquidão, etc..
TRUTA, SARDINHA, CAVALA, ATUM E SALMÃO - Contém ômega 3 – combatem o colesterol e a depressão.
UVA - Anticoagulante, reduz o colesterol, estimula o coração.


Fontes de consulta:
1. Livro: As Plantas que Curam de Moreira Yarsa Acharam - Editora LI-BRA - SP
2. Coop Revista, artigos de vários meses
3. Site: www.planetaorganico.com.br

3 comentários:

  1. Excelente post, já estava tendo algumas boas notícias sobre os benefícios da pimenta, mas agora você confirmou tudo isso. Preciso comer mais pimentas.
    Parabéns por todas essas iniciativas de tentar ajudar a fazer esse mundo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, vim retribuir a visita! Adorei teu blog. beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...