.

Governo federal e DF se unem pelo Cerrado

10/09/2016

Serviço Florestal Brasileiro apoiará programa de recuperação e conservação do bioma com recursos e suporte técnico.

Deusdará e Rollemberg: parceria
Gilberto Soares/MMA
No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado. Para celebrar a data, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Governo do Distrito Federal (GDF) estabeleceram, nesta sexta-feira (09/09), uma parceria para a conservação do bioma. A iniciativa será realizada por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao MMA.

A parceria foi formalizada pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e pelo diretor do SFB, Raimundo Deusdará Filho, representando o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. O pacto foi firmado durante evento de lançamento do Programa Piloto Recupera Cerrado DF, na Virada do Cerrado.

Na cerimônia de lançamento do programa, o diretor do SFB fez uma entrega simbólica da base georreferenciada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do DF ao governador Rollemberg. O intuito é subsidiar a definição das áreas prioritárias de recuperação e a formulação de políticas públicas.

No contexto do programa, o SFB apoiará com recursos e com conhecimento, contribuindo em três frentes: no cadastramento rural, na regularização ambiental e com a realização do Inventário do Cerrado. Segundo Deusdará, o Serviço Florestal, juntamente com o GDF, formalizará um edital para o plantio e recuperação de áreas alteradas nas bacias do Descoberto e São Bartolomeu.

CONTRIBUIÇÃO

Recursos de compensação ambiental passarão a ser depositados em um fundo para preservação e conservação do Cerrado, a ser criado no edital. A cada real obtido por compensação, o SFB contribuirá com mais um real. “É o governo federal apoiando o fortalecimento de uma política de recuperação do Cerrado. Mas só teremos sucesso se contarmos com o apoio da população”, afirmou o governador.

O SFB auxiliará ainda no fortalecimento de cadeias produtivas de sementes e mudas do Cerrado, gerando emprego, renda e inclusão social. Foi colocado também à disposição do governo local o Inventário Florestal Nacional no DF, publicado neste ano pelo órgão, iniciativa que será ampliada. “Com recursos de 16 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), iremos realizar, nos próximos cinco anos, o inventário nacional de todo o bioma”, destacou Deusdará.

Para o secretário do Meio Ambiente do DF, André Lima, a contribuição do MMA é fundamental. “Por meio dela, vamos incluir no Programa outras modalidades de preservação do Cerrado, indo além do plantio de mudas”, destacou. “O governo federal está contribuindo não só com aporte de recursos como também com a expertise do SFB e de seu corpo técnico. Reconhecemos a liderança do SFB na agenda florestal brasileira”, afirmou.

Além do lançamento do Programa Recupera Cerrado, durante o evento, o governador Rodrigo Rollemberg assinou o projeto de lei que regulamenta ações da Fundação Jardim Botânico e um decreto criando o Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do bioma.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...