Dia da Árvore será celebrado em Sorocaba

Foto: Assis Cavalcante

10/09/2016
   
Para comemorar a passagem do Dia da Árvore (21 de setembro), a Prefeitura de Sorocaba preparou uma programação especial e gratuita voltada à população. A partir deste domingo (dia 11), serão realizados plantios, visitas monitoradas temáticas, exposição, oficinas, minicurso e até campanha educativa.

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da programação é envolver toda a comunidade, de crianças, jovens, adultos a até idosos, para sensibilizá-la da importância das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza. A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009.

As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo e, em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor que contrastam com o árido concreto das áreas urbanas da cidade.

Entre as atividades está uma exposição de obras de arte feitas em madeira, que tem início no dia 13 de setembro, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A mostra terá curadoria da presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), Cristina Delanhesi, com trabalhos de artistas como Dimas Pires, Will Ferreira e Michel Japs (Fite Art) e Pedro Caboatan (Discórdia).

A Secretaria do Meio Ambiente também vai oferecer no dia 24 de setembro, das 9h às 12h, no Parque Natural “Chico Mendes”, uma oficina gratuita de horta para pequenos espaços. Durante a atividade, os participantes vão descobrir várias possibilidades para cultivar hortaliças e temperos em casa.

Um dos plantios de árvores da programação ocorrerá no dia 17 de setembro, às 9h, no futuro Parque Municipal “Porto das Águas”. Serão plantados 400 exemplares nativos de espécies importantes para a fauna. A ação faz parte do plano de recuperação da área, que prevê mais 2 mil mudas no local.

Programação completa

Dia 11 de setembro (domingo)

Plantio comemorativo “Dia do Cerrado”

Serão plantadas cerca de 15 árvores de diferentes espécies com o objetivo de enriquecer a vegetação local.
Horário: 10h
Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (Rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações)
***Evento aberto ao público

Até dia 30 de setembro

Visitas monitoradas temáticas

Durante todo o mês de setembro, escolas e grupos interessados poderão agendar visitas monitoradas temáticas em todos os parques ecológicos e no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba). O principal foco será a importância das árvores e da arborização urbana.
Agendamento: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br

A partir de 13 de setembro

Exposição com obras feitas em madeira

Serão expostas obras feitas em madeira de artistas como Dimas Pires, Will Ferreira e Michel Japs (Fite Art) e Pedro Caboatan (Discórdia), com curadoria de Cristina Delanhesi. O objetivo será o de difundir o conhecimento sobre a importância da manutenção e preservação das árvores através das artes visuais.
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (Rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações)
***Evento aberto ao público

Dia 17 de setembro

Plantio no Parque Municipal “Porto das Águas”

Será realizado um plantio de 400 exemplares nativos importantes para a fauna.
Horário: 9h
Local: Parque Municipal “Porto das Águas”
***Evento aberto ao público

A partir do dia 19 de setembro

Campanha para a valorização das árvores da cidade

Faixas educativas serão colocadas nas principais vias da cidade e também serão distribuídas às escolas de educação infantil da cidade. O objetivo é promover a valorização dos exemplares arbóreos do município e reduzir as solicitações de corte enviadas à Secretaria do Meio Ambiente.

Dias 24 de setembro e 1 de outubro

Mini-curso de monitoramento de projetos de restauração ecológica

Com carga horária de 16h, o curso tem como um dos objetivos capacitar agentes facilitadores de projetos de restauração ecológica para a prática de monitoramento em áreas de plantio. A restauração florestal tem a finalidade de regenerar a cobertura vegetal que um dia existiu em um local e que se encontra degradado. O público-alvo são profissionais e estudantes da área.
Horário: das 8h às 17h
Local: Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (PNMCBio)
***Inscrição será feita de forma on-line a partir de segunda-feira (dia 12).

Dia 24 de setembro

Oficina de hortas para pequenos espaços

Serão apresentadas diversas possibilidades para hortas em pequenos espaços.
Horário: das 9h às 12h
Local: Parque Natural “Chico Mendes”
***Evento aberto ao público

De 21 a 24 de setembro

Plantios: Refúgios da Biodiversidade pela cidade

Nesta ação as equipes que atuam nos parques “Chico Mendes”, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Biquinha, Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” vão promover, junto com a população desses entornos, a recuperação de áreas degradas por meio de plantios de recuperação e constituição de refúgios da biodiversidade, contribuindo com a conectividade das áreas verdes. Ao todo, serão plantadas aproximadamente 400 árvores.
Horário: 9h
Locais: no entorno dos parques.
***Evento aberto ao público

De 20 a 23 de setembro

Plantio comemorativo ao Dia da Árvore

Será realizado o plantio cerca de 40 novas mudas de espécies nativas que vão compor a Coleção de Árvores Brasileiras do Jardim Botânico.
Horário: manhã e tarde
Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (Rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações)
***Evento aberto ao público



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...