.

Fundo para desenvolvimento agrícola da ONU apoia seminário sobre agricultura familiar no Piauí

Agricultores familiares no Rio de Janeiro. Foto: GERJ/Paulo Filgueiras

21/07/2016

A sexta edição do Fórum de Secretários de Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais ocorreu na semana passada em Teresina, Piauí, para tratar do tema do financiamento das políticas de apoio à agricultura familiar.

A plataforma de diálogo político, apoiada pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e outras organizações, tem como objetivo coordenar a troca de ideias entre os responsáveis pelas políticas agrícolas da região Nordeste do país, marcada pela presença do semiárido.

O evento tratou de estratégias de fortalecimento e ampliação das políticas sob o ponto de vista dos movimentos sociais, e teve a participação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

O seminário também abordou o tema da cooperação internacional como estratégia regional de financiamento. Houve ainda uma plenária em que representantes dos estados compartilharam suas experiências e boas práticas.

O FIDA apresentou suas experiências na área, assim como encaminhamentos e definição de prioridades com foco em financiamento das políticas de apoio à agricultura familiar.

Um dos objetivos do fórum, criado em 2015, é se firmar como um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar na região Nordeste e em Minas Gerais. Ele já foi realizado em Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), São Luis (MA), Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE).

A edição mais recente foi apoiada pelo FIDA, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pelo Programa Semear (FIDA/IICA/AECID), além do governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...