Curitiba foi escolhida para testar ciclovias que geram energia a partir do movimento

Imagem © Cesar Brustolim/SMCS

13/07/2016

Uma empresa japonesa de tecnologia, escolheu a cidade de Curitiba para um projeto inovador no mercado brasileiro. Até o final do ano, as ciclovias da cidade irão produzir energia para ajudar a abastecer um sistema de iluminação inteligente.

Funcionará da seguinte forma: Sensores serão instalados em todas ciclovias e produzirão a eletricidade através do som e da vibração provocados pelas bicicletas. Então, quanto mais pessoas pedalando, mais energia será produzida. A quantidade de energia gerada será suficiente para acionar a sinalização luminosa nos cruzamentos envolvendo ciclovias e vias, além de coletar dados sobre intensidade de fluxo que irão ajudar no planejamento e expansão das ciclovias.

O projeto piloto é uma parceria entre a empresa Japonesa Soundpower, a Prefeitura de Curitiba e o governo japonês, e faz parte de um plano de iluminação já existente na cidade. “Enxergamos a possibilidade de integrar o produto deles ao nosso projeto, tornando todo o sistema mais inteligente para os ciclistas de Curitiba”, disse Fábio Ribeiro de Camargo, diretor de Iluminação Pública da administração municipal da capital paranaense.

Os sensores, que além de sustentáveis ajudarão também na segurança dos ciclistas, serão implantados em 18,5 quilômetros de ciclovias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...