Em extinção, arara da mesma espécie do filme 'Rio' é vista na Bahia

Ararinha Azul (Foto: Divulgação SAVE Brasil)

25/06/2016

Ararinha-azul está desaparecida desde 2000, diz organização. 
Vídeo da ave foi feito por moradora da comunidade.

Desaparecida e considerada em extinção há mais de 15 anos, um exemplar da ararinha-azul foi visto voando livre na Caatinga de Curaçá, na Bahia. A região é o único local de ocorrência comprovada da espécie, a mesma retratada no filme “Rio”, da Pixar.

Moradores do local viram a arara e levantaram durante a madrugada para tentar gravar o voo. As imagens acima foram feitas com o celular às 6h20 da manhã do último domingo (19), de acordo com a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil) - organização que teve acesso ao registro.

No vídeo, é possível ver a ararinha-azul voando entre as árvores bem rápido e, inclusive, o grito que ela solta. Biólogos confirmaram que a gravação mostra um exemplar da espécie e organizaram uma  expedição ao local.

“Uma boa surpresa”, disse o biólogo e diretor da Save, Pedro Develey. Segundo ele, o projeto Ararinha na Natureza é feito desde que a espécie entrou em extinção na região. Indivíduos da ararinha-azul estão sendo criados em cativeiro para depois serem soltos na Caatinga de Curaçá. “A gente ia soltar as outras sozinhas. Agora, essa ararinha chegou e pode virar modelo para as outras aprenderem a viver na natureza”, disse.

O projeto também passou a conscientizar a comunidade de que era necessário proteger o animal.

A origem desse exemplar é incerta, segundo a Save. Desde domingo, a comunidade e os especialistas não têm mais notícias da ave. Na próxima semana, uma expedição liderada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se juntará para procurar a ararinha.

No Brasil, existem três espécies da ave: a arara-azul-grande, do Pantanal; a arara-azul-de-lear, que vive na Caatinga; e a ararinha-azul, em extinção desde 2000, com cerca de 57 centímetros.

Além da Save Brasil e do ICMBio, são parceiros do projeto o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres (CEMAVE), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio – Carteira Fauna Brasil), a Vale, a Al-Wabra Wildlife Preservation, a ACTP - Association for the Conservation of Threatened Parrots e a Fazenda Cachoeira.

Assista ao trailer do filme Rio.


Animação 'Rio' foi lançada em 2011, pela Pixar (Foto: Reprodução/Pixar)
Fonte: G1 Natureza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...