PROGRAMA DA ONU ESTIMULA CONSUMO EFICIENTE NA AMÉRICA LATINA



04/05/2016

Você sabe o quanto de energia um ar-condicionado consome? Um dos vilões do consumo, o eletrodoméstico está passando por um aumento de vendas em toda a América Latina, junto com o aumento da demanda por eletricidade. Esse é o aviso que o Pnuma, Programa da ONU para o Meio Ambiente faz. Com mais pessoas alcançando a classe média, também cresce o consumo – e a preocupação com a eficiência.

O programa reconhece que é importante democratizar o acesso à eletrodomésticos, mas ressalta a importância de que eles sejam eficientes. Em caso contrário, a emissão de poluentes na produção de energia irá apenas aumentar, causando danos ambientais graves para os países emergentes e todo o globo. Por isso, o programa criou a parceria Unidos por Eficiência. O programa tem o objetivo de acelerar a transição de produtos de alto consumo energético para outros que sejam mais eficientes, como lâmpadas, refrigeradores e o famoso ar-condicionado. Com as ações, o programa pode reduzir o consumo global de eletricidade em 10%, o que gera uma economia de até U$ 350 bilhões. Além disso, as emissões de CO2 seriam reduzidas em 1.25 bilhão de toneladas.

O programa atua em diferentes frentes: com os governos, busca dar assistência para criação e implementação de estratégias com o objetivo de facilitar a adoção e popularização de tecnologias eficientes; com empresas e fabricantes, procura incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas que economizem energia.

Segundo o programa, se todos os países da América Latina e do Caribe adotassem os padrões de eficiência energética sugeridos pelo programa para os eletrodomésticos de alto consumo, só na região o consumo seria reduzido em 11%. Em termos energéticos, isso é uma grande mudança: a redução na emissão de gases equivale a 44 milhões de toneladas, o que equivale a 24 milhões de carros fora das ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...