ONU reconhece o papel dos esportes para mudanças sociais positivas

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz. Foto: ONU/Tobin Jones

06/04/2016

Em dia internacional, secretário-geral ação cita esportistas que são embaixadores da organização, ajudando a promover igualdade de gênero, proteção do ambiente e combate à Aids; setor contribui para a Agenda 2030.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Todos os anos em 6 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz. A mensagem do secretário-geral em 2016 foca nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O conjunto de 17 metas busca erradicar a pobreza, a fome e promover a sustentabilidade. Os objetivos devem ser cumpridos pelos países até 2030. Segundo Ban Ki-moon, essa agenda fornece uma lista de prioridades integradas para as pessoas, o planeta, a prosperidade e a paz.

Tolerância

O chefe da ONU lembra que todos os setores precisam estar engajados na causa e o setor de esportes tem um papel essencial. Ban lembra que os esportes promovem a saúde e o bem estar, a tolerância, o entendimento e a paz.

Segundo o secretário-geral, os "esportes são uma ferramenta poderosa para a promoção da dignidade e da igualdade", sendo uma força para mudanças sociais positivas.

Embaixadores

Ban lembrou que várias agências das Nações Unidas tem esportistas como seus Embaixadores da Boa Vontade, que promovem a igualdade de gênero, o meio ambiente e o combate ao HIV. Entre eles, Pelé (Unesco), Marta Vieira da Silva, Ronaldo, Zinédine Zidane (Pnud), David Luiz e Michael Ballack (Unaids).

No Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, o secretário-geral da ONU pede a governos, empresas e sociedade civil para promoverem os valores e o poder do esporte para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados.

A diretora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, também divulgou um comunicado sobre a data. Irina Bokova ressalta que o esporte une as pessoas em torno de valores positivos, ajuda a acabar com o preconceito e é um "veículo poderoso para a inclusão social e igualdade de gênero".

A chefe da agência da ONU diz que os valores obtidos por meio do esporte, como o jogo limpo e o espírito de equipe, são inestimáveis para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...