Jordânia: MSF inaugura clínica para doenças crônicas

Foto: Ton Koene

07/04/2016

Próximo à fronteira com a Síria, a nova instalação responderá às necessidades de refugiados sírios e jordanianos vulneráveis

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) inaugurou oficialmente um centro de saúde na cidade de Al Ramtha, no norte da Jordânia, para responder a algumas das necessidades de saúde crônicas de refugiados sírios e jordanianos vulneráveis na cidade.

A Jordânia abriga cerca de 660 mil refugiados registrados, e muitos outros que não possuem registro. Cerca de 100 mil sírios vivem em acampamentos, onde o acesso a cuidados de saúde é relativamente fácil. Mas para aqueles que vivem fora dos acampamentos, obter diagnóstico e tratamento para doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, asma e hipertensão, pode ser difícil por causa do custo do tratamento.

“O tratamento para doenças crônicas pode custar 40 JOD por mês para os refugiados, e, com muitos enfrentando enormes dificuldades financeiras, isso pode ser um fardo muito pesado para eles”, disse Manuel Lopez Iglesias, coordenador-geral de MSF na Jordânia.

Inaugurada mediante um acordo com o Ministério da Saúde jordaniano, a clínica visa aliviar um pouco a sobrecarga da oferta de cuidados de saúde para a população local.

A clínica em Al Ramtha – lar de aproximadamente 70 mil refugiados sírios – vai oferecer consultas médicas, testes laboratoriais básicos e tratamento para refugiados sírios e jordanianos que não estão cobertos por planos de saúde. A clínica ficará aberta cinco dias por semana, e todos os serviços são gratuitos.

MSF mantém outras duas clínicas de tratamento de doenças crônicas de refugiados sírios em Irbid, assim como uma maternidade e um projeto de saúde mental também para refugiados sírios. Além disso, MSF administra uma unidade emergencial de cirurgia de trauma no hospital de Al Ramtha, e um hospital regional que oferece cirurgia reconstrutiva para vítimas da guerra em Amã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...