MAIS DE 500 MIL CRIANÇAS FORAM AFETADAS PELO CONFLITO NA UCRÂNIA

Devido ao conflito na Ucrânia, uma em cada cinco escolas foi danificada 
ou destruída. Foto: Unicef/Aleksey Filippov

20/02/2016

Alerta foi feito pelo Unicef que disse ainda que um em cada três menores de idade necessita de ajuda psicológica; agência da ONU afirmou que dois anos de violência, bombardeios e medo deixaram marcas permanentes nas crianças.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef alertou esta sexta-feira que o conflito na Ucrânia afetou profundamente a vida de 580 mil crianças que vivem em áreas não controladas pelo governo e perto das frentes de batalha, no leste do país.

O Unicef calcula que pelo menos 200 mil, uma em cada três, precisem de ajuda psicológica.

Marcas Permanentes

Segundo a representante da agência da ONU na região, Giovanna Barberis, "dois anos de violência, bombardeios e medo deixaram marcas permanentes em milhares de menores de idade na região leste da Ucrânia".

Barberis disse que "é preciso alcançar essas crianças urgentemente para atender suas necessidades físicas e psicológicas".

O Unicef afirma que mais de 215 mil crianças estão deslocadas nas áreas de conflito. Além disso, uma em cada cinco escolas foi danificada ou destruída.

No ano passado, mais de 20 crianças morreram por causa da violência e mais de 40 ficaram feridas, muitas das mortes e dos ferimentos foram causados pela explosão de minas terrestres.

Epidemias

O Unicef informou que o país registrou um surto de poliomielite 19 anos depois de ter erradicado a doença. As autoridades disseram que a falta de acesso a serviços de saúde e também a falta de remédios ameaçam o surgimento de mais epidemias.

Giovanna Barberis pediu a todos os lados em conflito na Ucrânia que garantam liberdade de movimento e o livre acesso de ajuda humanitária para as crianças na região.

O Unicef está trabalhando com vários parceiros para levar serviços básicos aos menores de idade.

Até agora, a agência conseguiu fornecer ajuda psicológica para mais de 46 mil crianças e treinamento a quase 5 mil professores e psicólogos para que possam identificar qualquer sinal de angústia ou sofrimento.

A agência da ONU conseguiu também levar água potável para 1,6 milhão de pessoas e materiais de higiene para mais de 164 mil crianças e adultos.

Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...