MARCHA GAÚCHA PELO CLIMA FARÁ MOBILIZAÇÃO PRÓ-SUSTENTABILIDADE


Promovido por ONGs e entidades, evento tem a parceria da prefeitura
Foto: Joel Vargas/PMPA

29/11/2015 

Uma programação com debates, atrações musicais e culturais, além de atividades voltadas ao tema da sustentabilidade, fará parte da Marcha Gaúcha pelo Clima, que acontece neste domingo, 29, no Parque da Redenção a partir das 11h. Promovido por ONGs e entidades ligadas ao tema, o evento, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Governança Local (SMGL) e do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), tem o objetivo de mobilizar a população antes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21), que ocorre a partir do dia 30 e segue até o dia 11 de dezembro, em Paris.

A COP 21 reunirá chefes de Estado de todo o mundo para discutir um acordo global contra as mudanças climáticas. A marcha é uma forma de pressão aos gestores para assumirem um compromisso com a energia 100% limpa. A expectativa é chegar a um acordo final para frear o aquecimento global e impedir que a temperatura suba mais de dois graus Celsius até o fim do século.

Sobre a marcha em Porto Alegre - A Avaaz, ONG de mobilização por causas internacionais urgentes, convidou as cidades a realizarem um evento para chamar a atenção sobre o sério problema da mudança climática. A ONG TodaVida, de Porto Alegre, abraçou a causa e reuniu outras organizações, coletivos, poder público e sociedade civil para fazer, de forma colaborativa, uma festa pelo clima, durante todo dia 29, no Largo da Setembrina do Parque da Redenção, em Porto Alegre. Em face aos acontecimentos dos últimos dias, o desastre em Mariana-MG e os ataques terroristas no Quênia, Beirute e Paris, a marcha também agregará novos clamores, pela responsabilidade ambiental e pela paz.

Atrações - A Marcha Gaúcha pelo Clima terá como atrações, já confirmadas, a apresentação das bandas MotherFunky, Skin e os Skizofrênicos, Alexandre França, Jahmai Jah; Júpiter Maçã, Mari Martinez and the Soultmates The Jalmas, e música francesa com José Vicente Corona Torres. Também terá tai chi, com Susete Queiroz; yôga com Luciana Carlucci Lalita; capoeira com Ratinho Anselmo Accurso; oficinas sobre energia limpa com o Greenpeace; dança de rua; marcha de bicicletas; passeio ecológico com contadores de história para as crianças; doação de animais de rua organizada pela Patas Dadas; plantio de árvores; exposição de obras de arte feitas pelas artistas Norma Fehlberg Cardozo e Sílvia Silvia Marcon especialmente para a marcha.

Parceria - O diretor do Departamento de Esgotos Pluviais, Tarso Boelter, destaca a disposição da prefeitura em participar da marcha. “A alteração climática é uma realidade do planeta. É preciso estimular as iniciativas de todos, sociedade civil e também dos governantes do mundo para enfrentarmos o problema e buscarmos minimizar os efeitos”, afirma. O secretário de governança Local, Cezar Busatto, complementa comemorando a força da mobilização para a realização da Marcha pelo Clima. "Um grupo entusiamado e comprometido com a realidade atual. Todos unidos para mostrar a força de Porto Alegre na busca de um futuro para o Planeta. É pura governança. Todos unidos por um bem comum", comemora.

A gestão dos resíduos, um dos fatores que influenciam na questão das emissões de gases do efeito estufa, será abordada de forma lúdica pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Quem visitar o gazebo poderá aprender brincando a separar corretamente os resíduos e a reduzir o envio de materiais com potencial de reaproveitamento para aterro. Haverá uma oficina de brinquedos feitos com resíduos recicláveis e um jogo sobre separação de resíduos. Os visitantes também poderão receber orientação sobre a campanha ReciclaPOA, a nova coleta seletiva e o Código Municipal de Limpeza Urbana, entre outros serviços do DMLU.  

Presença de consulados - Seis cônsules estarão presentes na Marcha Gaúcha pelo Clima:

Argentina - Cônsul-Geral, Carlos César García Baltar
Alemanha - Cônsul Interino, Robert Stmadl
Espanha - Cônsul-Geral, José Pablo Alzina de Aguilar
Itália - Cônsul-Geral, Nicola Occhipinti
Líbano - Cônsul Honorário e presidente do Corpo Consular do RS, Ricardo Malcon 
Portugal - Vice-Cônsul, Adriana de Melo Ribeiro 
República Tcheca - Cônsul Honorário, Fernando Lorenz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...