BAN DIZ QUE "HÁ FORTE COMPROMISSO PARA APROVAÇÃO DE ACORDO DO CLIMA"

Ban Ki-moon participa da reunião de chefes de Estado da Commonwealth, em Malta. 
Foto: ONU/Rick Bajornas

29/11/2015

Secretário-geral fez a declaração em pronunciamento em Malta, onde participa da reunião de chefes de Estado da Commonwealth; ele segue para Paris neste sábado; Conferência da ONU sobre Mudança Climática começa na segunda-feira na capital francesa.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU afirmou esta sexta-feira em Malta, que "há um forte compromisso da comunidade internacional para aprovar o acordo sobre o clima".

Ban Ki-moon fez a declaração durante um pronunciamento na Conferência dos chefes de Estado da Commonwealth, grupo que integra ex-colônias britânicas e outros países.

Estrelas

Ban afirmou que "talvez ainda seja prematuro julgar o que vai acontecer". Segundo ele, tudo depende dos Estados-membros, mas ele acha que "as estrelas estão se alinhando na mesma direção".

O chefe da ONU disse que "o compromisso não vem só do governo, mas também do setor privado e da sociedade civil".

Ban declarou que "as pessoas estão pedindo aos líderes atuais que transformem o mundo num lugar melhor e ambientalmente sustentável para que as próximas gerações possam viver em paz, harmonia, prosperidade e de uma forma segura".

Agenda 2030

O secretário-geral lembrou que em setembro, os presidentes e chefes de governo adotaram na ONU a visionária agenda de desenvolvimento 2030.

Segundo ele, o combate à mudança climática é apenas um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável incluídos no documento. Mas Ban explicou que "se o mundo não lidar com esse problema agora, todos os outros 16 objetivos não poderão ser implementados e tudo poderá fracassar".

Por causa disso, o chefe da ONU afirmou que "todos devem agir agora". Ban declarou que há mais de 20 anos se fala sobre o assunto.

Durban

Ele lembrou que em 2011, em Durban, na África do Sul, pela primeira vez, os Estados-membros concordaram em preparar um acordo sobre o clima universal que deveria estar pronto em 2015.

Ban falou ainda sobre um mecanismo de monitoramento sobre a implementação das cláusulas e promessas feitas pelos países para redução das emissões de gases que causam o efeito estufa, entre outros.

O secretário-geral elogiou a iniciativa e disse que o processo de revisão a cada cinco anos já recebeu o sinal verde da França, da China e da maioria dos Estados-membros.

Ban afirmou que "essa será uma forma de ter certeza de que o acordo será implementado em sua totalidade com confiança e segurança".

Fonte: Rádio ONU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...