Ban: "ajuda humanitária está fazendo a diferença no Nepal"


Criança nepalesa no meio de destroços. Foto: Unicef

17/05/2015

Em plenária na Assembleia Geral, secretário-geral da ONU disse que "é preciso fazer mais"; evento debateu o fortalecimento da coordenação de ajuda humanitária de emergência.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

Em evento na sede da ONU nesta sexta-feira, o secretário-geral afirmou que a "ajuda humanitária está fazendo a diferença no Nepal".

No entanto, Ban Ki-moon disse que "é preciso fazer mais". A plenária, na Assembleia Geral, discutiu o fortalecimento da coordenação de assistência humanitária em caso de desastres.

Terremotos

O chefe da ONU disse que nas últimas três semanas, as vidas de oito milhões de nepaleses foram colocadas em risco. Primeiro com o terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu o país em 25 de abril.

O tremor deixou 8 mil mortos e mais de 16 mil feridos. Duas semanas depois, Ban disse que o país foi atingido por um novo terremoto, desta vez de 7,3 graus, que matou dezenas e feriu mais de 2 mil.
Segundo ele, 400 mil casas foram destruídas e 280 mil sofreram danos. Centenas de milhares de pessoas estão desabrigadas e necessitam de ajuda de emergência urgente, como abrigos, comida, água e assistência de saúde.

O secretário-geral afirmou que os terremotos atingiram 39 dos 75 distritos do Nepal e alguns dos mais afetados estão em áreas remotas, nas montanhas da região.

Equipes de Emergência

Ban declarou que as operações estão sendo intensificadas e a ajuda está entrando mais rápido no país. As estradas estão mais acessíveis e os trabalhadores humanitários estão conseguindo chegar aos mais necessitados.

Ele explicou que até agora, as equipes de emergência levaram comida para mais de 1 milhão de pessoas e água para 350 mil. Além disso, mais de 150 mil famílias receberam tendas para se abrigar.
O chefe da ONU disse que do apelo de US$ 423 milhões feito para apoiar as operações de emergência no Nepal, a organização recebeu apenas 14% desse total.

Ban disse que o dinheiro é insuficiente e pediu maior participação da comunidade internacional.

*Apresentação: Edgard Júnior

Fonte: ONU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...