Os cuidados com a decoração natalina

07/12/2014

A temporada de decoração de Natal começou. A cidade fica linda, os lares iluminados… Mas cuidado com um grande perigo: o uso inadequado das lâmpadas e instalações elétricas mal feitas. Descuidos e gambiarras podem causar graves acidentes.

Muitas pessoas compram caixas de pisca-pisca ou lâmpadas de procedência duvidosa, sem certificação alguma e com instruções em língua que desconhecemos. Primeiro erro. Daí partem outros riscos, como o fato de amarrar estas lâmpadas na árvore da frente da casa, mesmo este  material podendo não ser específico para uso externo. Então no ponto de conexão inserem uma luz na outra,  já que o fabricante produz o plug de forma a permitir esta prática.

A sequência de equívocos continua: Para alimentar o conjunto usam uma extensão sem condutor de proteção (fio terra), que passará por todo o jardim até atingir uma tomada que em geral é de dois polos (sem aterramento) e sem proteção de DR. Além disso, a carga não é adequada nem para o fio da extensão nem para a tomada que está sendo utilizada.

Os perigos? Choque elétrico e uma sobrecarga que pode iniciar um pequeno incêndio que virará uma grande tragédia em poucos minutos.

Pense muito bem antes de instalar seus enfeites de Natal. Procure um profissional habilitado e compre produtos adequados e seguros.

Siga também estes conselhos:

> Escolha com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-pisca. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade.

> Antes de instalar os artefatos, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique sua condição geral e preste atenção às emendas e à película plástica isolante.

> Emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.

> Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.

> Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede.

> Só ligue o equipamento na tomada após a conclusão da montagem, para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas.

> Nunca toque na fiação nem substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado à fonte de energia.

> Na ornamentação de exteriores (como fachadas, jardins, varandas e grades), o cuidado deve ser redobrado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de acidentes.

> Não instale objetos decorativos nas proximidades da rede pública de energia e jamais use os postes para ornamentação.

> Não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação.

Colaboração: Programa Casa Segura



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...