69º Aniversário da Organização das Nações Unidas assinalado em Lisboa e Porto



24/10/2014

Dia ONU squareO sexagésimo-nono aniversário da Organização das Nações Unidas vai ser assinalado com vários eventos em Lisboa e no Porto nos dias 24 e 25 de outubro, respetivamente.

Em Lisboa a comemoração procura dar a conhecer a organização e as suas agências que trabalham em Portugal. Nesta incluem-se uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a participação do ex-presidente da Assembleia Geral da ONU (1995), Freitas do Amaral, uma exposição de fotografia sobre a ONU na Praça do Município e uma mostra das Agências no átrio dos Paços do Concelho, disponível até às 15 horas. Durante as comemorações será também lançada pela primeira vez em Português a publicação “Factos essenciais sobre as Nações Unidas” (2014), do departamento de Informação pública da ONU.

As actividades são organizadas em conjunto pelo Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental, as agências da ONU residentes em Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa, e contam com o apoio do Museu do Fado.

As agências da ONU residentes em Portugal são a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e o Instituto Inter-regional de Investigação de Crime e Justiça das Nações Unidas (UNICRI). Recentemente, a Universidade das Nações Unidas (UNU) instalou uma
Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV) acolhida pela Universidade do Minho, em Guimarães.

No Porto, o aniversário da ONU é assinalado no dia 25 de outubro com uma conferência sobre “Sustentabilidade Alimentar”, organizada em conjunto pelo UNRIC pela Católica Porto Alumni - Biotecnologia e a Universidade Católica do Porto.

Um evento em torno do conceito de Sustentabilidade Alimentar que se refere à implementação de padrões sustentáveis ​​de consumo e produção de alimentos, respeitando a capacidade dos ecossistemas naturais. A conferência contará com intervenções do representante da FAO em Portugal, Helder Muteia, representantes da sociedade civil, do sector da administração e do sector privado.

Dia 24 de outubro, Dia das Nações Unidas, assinala-se o aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas (1945). Este dia tem sido celebrado desde 1948 mas só em 1971 a Assembleia Geral das Nações Unidas recomendou aos Estados-Membros que celebrem este dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...