Com a ajuda de agências de saúde da ONU, Haiti se prepara para vacinar 200 mil pessoas contra cólera

Médicos cuidam de garota haitiana em um centro de tratamento para cólera em Lester,
duas horas ao norte da capital Porto Príncipe. Foto: ONU/MINUSTAH/Logan Abassi

29/07/2014

Com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde (PAHO/OMS), o Haiti anunciou nesta quarta-feira (23) uma campanha de vacinação de 200 mil pessoas contra a cólera em três setores designados no país pelo Ministério de Saúde Pública e População e considerados muito susceptíveis à doença.

“A vacinação é uma medida complementar importante na luta contra a cólera,” disse o diretor assistente da PAHO/OMS, Francisco Becerra, “mas o objetivo a longo prazo é eliminá-la, o que exigirá melhorias duradouras no acesso à água e ao saneamento para a população.”

O representante da PAHO/OMS no país, Jean-Luc Poncelet, notou que, além da vacinação, as autoridades de saúde haitianas também realizarão o tratamento imediato de doentes, a ampliação da supervisão epidemiológica, a promoção da participação comunitária, entre outras medidas. “Prevenir e controlar a cólera é uma prioridade para o Haiti e as organizações internacionais”, afirmou.

Entre janeiro e julho deste ano, aproximadamente 6.730 casos e 51 mortes foram registrados no Haiti.
No mesmo período de 2013, foram cerca de 26 mil casos. “Ainda que o número tenha caído, qualquer morte pela cólera continua inaceitável”, enfatizou Poncelet. Desde 2010, a cólera afetou mais de 703 mil haitianos, dos quais 8,562 faleceram por causa do contágio.

Fonte: ONU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...